CMF adquire 10 contentores de transferência de resíduos sólidos
A Câmara Municipal do Funchal recebeu na semana passada dez contentores de transferência fechados, de 30 m3, para os resíduos indiferenciados, cujo investimento ronda os 168 mil euros.
Esta aquisição insere-se numa politica de renovação de todo o equipamento afeto ao Departamento de Ambiente, que irá permitir que o serviço de transferência dos resíduos sólidos urbanos recebidos na Estação de Transferência dos Viveiros, se efetue com melhor qualidade, garantia de segurança, eficiência e eficácia, garante a vereadora com o pelouro do ambiente, Nádia Coelho.
Recorde-se que no início deste ano, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) colocou ao serviço cinco novas viaturas, com capacidade para 32 toneladas, para a transferência de resíduos sólidos para a Estação de Tratamento da Meia Serra ou para a Estação de Triagem do Porto Novo. Um investimento superior a 700 mil euros.
A Estação de Transferência do Funchal recebe os vários resíduos entregues pelos serviços municipais da remoção, da limpeza urbana e dos jardins, para além dos resíduos entregues pelos munícipes e pelas empresas sediadas no Funchal, num total de aproximadamente 65.000 toneladas por ano.
Para encaminhar parte dos resíduos, para o destino final mais adequado, estas viaturas realizam a transferência dos resíduos, em contentores fechados e abertos, de capacidade de 30 a 35 m3, para a Estação de Tratamento da Meia Serra ou para a Estação de Triagem do Porto Novo.
«Estamos todos a trabalhar para ter uma cidade mais limpa, mais operacional. Temos recursos humanos, temos o circuito a funcionar normalmente e vamos continuar com este tipo de investimento», conclui Nádia Coelho.
Em 2021, o Município do Funchal transferiu 53.625 toneladas de resíduos, distribuídos em 5.496 contentores abertos e fechados, realizando um total de 229.050 Km.