CMF apoia Associação de Bandolins da Madeira
A Câmara Municipal do Funchal apoia, anualmente, financeiramente e logisticamente à Associação de Bandolins da Madeira através do evento Festival Internacional de Bandolins da Madeira.
Um evento que acontece no Teatro Municipal Baltazar Dias e que já possui um grande reconhecimento do público e músicos especializados, não só a nível nacional como a nível internacional. Esta é uma forma da Câmara Municipal do Funchal dar notoriedade e visibilidade ao trabalho que está a ser realizado nos bandolins e desenvolver a profissionalização dos músicos madeirenses.
Para este ano, o apoio autárquico, que já foi formalizado via assinatura de protocolo com a presença do presidente da CMF, Pedro Calado, são 12.000 euros + isenção de pagamento de sala do Teatro Municipal Baltazar, durante 3 dias, mais o apoio de recursos humanos, técnico de iluminação, bilheteira, frente sala e produção, o que equivale a 15.600 euros. Ou seja: a CMF apoia a Associação de Bandolins da Madeira em quase 30 mil euros.
O apoio da Câmara Municipal do Funchal atempadamente em relação à concretização do evento mostra a atenção que o executivo tem em relação aos projetos e às associações cultural. A Câmara Municipal do Funchal vai continuar a apoiar no apoio à cultura porque é fundamental investir neste sector ativo, criador e empreendedor na concretização de projetos.
Refira-se que a Associação de Bandolins da Madeira tem como objetivo a investigação, dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural resultante da atividade do grande número de orquestra e agrupamentos de bandolins e guitarras existentes na Madeira.
A associação tem gerado parcerias que ajudam a promover o desenvolvimento artístico do grande número de executantes, mais de trezentos atualmente na ilha, distribuídos por vários agrupamentos e orquestras.
Em abril de 2022, foi atribuído à associação, pelo Governo Regional, o estatuto de entidade de utilidade pública.