CMF aposta na modernização da rede de semáforos e na gestão dos fluxos de tráfego – A expansão da rede de carregamento de veículos eléctricos é outra aposta do Funchal em termos de mobilidade
No dia da abertura oficial da Semana Europeia da Mobilidade da Câmara Municipal do Funchal, o vereador Bruno Pereira como Pelouro do Trânsito revela as apostas principais de futuro da autarquia nesta área, com destaque para «a modernização da rede semafórica, a instalação de controladores de última geração», os quais permitirão uma maior eficiência na gestão dos fluxos de trafego, bem como «a expansão da rede de carregamento de veículos eléctricos», contribuindo, deste modo, não só para uma maior electrificação da mobilidade, mas também para a redução da emissão de poluentes.
Bruno Pereira adianta ainda que outra importante aposta da Câmara Municipal do Funchal é «capacitar a cidade com mais e melhores condições de acessibilidade inclusiva», a que se junta naturalmente a preocupação pela circulação pedonal.
Quanto às medidas que têm sido implementadas pela actual vereação no âmbito da mobilidade e fazendo notar que apenas decorreram 11 meses de mandato, Bruno Pereira relembra «a implementação de três Zonas de Coexistência (Carmo, Tanoeiros e Estrada Monumental), que são espaços partilhados entre modos de transporte, dando sempre a prioridade aos peões e em que os condutores ficam obrigados ao cumprimento de regras especiais de trânsito, nomeadamente, não exceder os 20 km, o incremento de lugares de estacionamentos para pessoas portadoras de necessidades especiais, a que acresce limitação horária de duas horas destes estacionamentos, nalgumas zonas, de forma a promover a rotatividade , garantido, desta forma, uma maior disponibilidade de estacionamento».
Além destas medidas, o vereador destaca «a gestão de estacionamento», que tem sido efectuada em coordenação com a PSP, através de medidas que disciplinam o estacionamento irregular, que era, realça, «persistente nas zonas fechadas ao trânsito», daí a autarquia ter procedido «a uma melhor regulamentação dessas zonas», oferecendo melhores condições para a circulação pedonal, sendo que esta intervenção implicou a uma reorganização das cargas e descargas em várias zonas centrais da cidade.
A participação da CMF no Projecto Europeu FlexCurb, com a ACIF, que estuda os padrões da logística urbana, que actuam, no Funchal, de modo a compreender os seus padrões de mobilidade , o que vai permitir «uma melhor gestão desta logística», que, sublinha, «tem um peso significativo no tráfego rodoviário», é outra iniciativa destacada pelo vereador.
Por fim, Bruno Pereira frisa o empenho da CMF na implementação de tecnologias, que possam contribuir para uma melhor gestão da mobilidade, em concreto com a instalação do sistema de monitorização do tráfego automóvel, via câmaras de vídeo que permitem a análise dos padrões de mobilidade. São 29, sendo que 14 efectuam videovigilância e as outras 15 contagem automáticas de tráfego, o que permite o conhecimento das diferentes dinâmicas de mobilidade com a subsequente elaboração de estudos e apoio às decisões da autarquia.