CMF apresenta nova plataforma de gestão territorial inteligente
Cristina Pedra anuncia investimento de 330 mil euros para a criação da plataforma
A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, e o vereador do urbanismo, João Rodrigues, marcaram presença, hoje, no Colégio dos Jesuítas no contexto da Semana da Informação Geográfica, em celebração dos 25 anos do Dia dos Sistemas de Informação Geográfica.
Cristina Pedra destacou a crescente importância das tecnologias inovadoras e da informação geográfica no desenvolvimento do Funchal e anunciou o investimento de 330 mil euros na criação de uma plataforma de gestão territorial inteligente, o FNC. Citylab, que “será crucial para monitorizar e planear o Funchal de forma eficiente e adaptado às necessidades da população.”
A plataforma integrará recursos como internet das coisas, Big data e drones com sensores avançados, que irão recolher e analisar dados em tempo real.
Entre as funcionalidades inovadoras da plataforma, a autarca enfatizou a modelação espacial em 3D que permitirá a simulação de cenários futuros e a antecipação de soluções para os desafios.
“Estamos a preparar a cidade do Funchal para o futuro, promovendo decisões inteligentes e fomentando um ambiente de inovação que beneficiará várias gerações”, reforçou.
O vereador João Rodrigues, por sua vez, reafirmou a relevância dos Sistemas de Informação Geográfica enquanto ferramentas indispensáveis para o ordenamento do território. “Os SIG permitem reunir um conjunto diversificado de informações fundamentais para um planeamento urbano eficaz.” O vereador ressaltou que a CMF “está a realizar uma revisão do Plano de Diretor” afirmando que o objetivo é “eliminar lacunas identificadas ao longo dos anos e adaptar o plano às atuais alterações climáticas”.
O autarca salientou ainda o papel do Relatório do Estado do Ordenamento, aprovado no ano passado, como um suporte crucial para a reformulação do plano. “Esse documento identifica um conjunto de situações a rever e orienta o desenvolvimento de um plano, que responda aos desafios futuros”, concluiu.
O evento programado para os dias 18 e 20 de novembro incluiu workshops, exposições virtuais e palestras, entre outras atividades interativas, destinadas a promover o conhecimento e a utilização das tecnologias geográficas.