CMF apresentou Projeto ECO JUNTAS: ecocentro móvel vai percorrer todas as Freguesias para recolher resíduos domésticos e perigosos
A Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente, leva a efeito uma nova campanha de proximidade junto da população no âmbito da separação de resíduos, designada “Eco Juntas”.
O projeto foi apresentado, hoje, 25 março, pelas 10:00, na Sala da Assembleia Municipal , contando com a presença da vereadora Nádia Coelho e também com todas as Juntas de Freguesia do Funchal.
Esta iniciativa consiste na disponibilização de um ecocentro móvel, o qual permite à população a deposição de pequenos resíduos domésticos e perigosos, que habitualmente não podem ser depositados nos habituais contentores de resíduos urbanos, tais como cd’s e dvd’s, pilhas e baterias, utensílios de cozinha, tinteiros e toner’s, lâmpadas fluorescentes, latas de tinta, telemóveis e carregadores, permitindo o tratamento final adequado e a sua respetiva valorização.
É um equipamento de elevada versatilidade, em aço galvanizado, com uma plataforma central rolante para fácil extração dos resíduos. Assume a particularidade de ser um equipamento móvel e que, de forma itinerante, irá passar por todas as freguesias do município, de acordo com a calendarização prevista.
O inicio deste projeto está previsto para 10 de abril e estará presente na freguesia de Santa Luzia, (10 a 17 de abril), seguindo para a freguesia de Santa Maria Maior (17 a 24 de abril), Santo António (24 de abril a 02 de maio), São Gonçalo (02 a 08 maio), São Martinho (08 a 15 de maio), São Pedro (15 a 22 maio), São Roque (22 a 29 maio) e Sé (30 a 09 junho). De referir que este equipamento irá circular várias vezes por ano pelas Freguesias, permitindo assim uma maior participação da população.
Este projeto resulta de mais uma parceria e colaboração com as Juntas de Freguesia do Município do Funchal, órgãos do poder local de maior proximidade com os munícipes.
Segundo referiu Nádia Coelho, com mais esta iniciativa, a autarquia pretende aumentar a capacidade de separação de resíduos e promover o aumento dos resíduos recolhidos seletivamente e contribuir assim para a economia circular no nosso município.