CMF aprova 220 mil euros em bolsas de estudo e abre 28 vagas para estágio
Foi, hoje, aprovado, em Reunião de Câmara, «o pagamento de 260 candidaturas de bolsas de estudo e no valor total de 220 mil euros», informou a presidente da Câmara Municipal do Funchal.
Cristina Pedra adiantou que este ano deram entrada, nos serviços da CMF, «2300 candidaturas», sendo que «o actual executivo fez o reforço das verbas» de modo a poder contemplar «a classe média», mas também «a população com menos recursos financeiros».
«A bolsa pode ir de 250 a 1100 euros», acrescentou a presidente da autarquia, explicando que um casal, com um filho, com rendimentos de 3400 líquidos «consegue obter bolsa de estudo» no que denominou «consciência social» da actual vereação executiva, «contrariamente ao anterior executivo».
Aliás, reiterou, a autarquia colocou um tecto máximo «porque há famílias com rendimentos de milhares de euros por mês, que consideramos não deviam ser um target de receber dinheiros do erário público» nesta matéria das bolsas de estudo. Ademais, «comparativamente a 2021, aumentamos o valor das bolsas em 76%, com um orçamento de 2,2 milhões de euros».
Também nesta Reunião de Câmara foi aprovada «uma isenção das taxas para as campanhas de vacinação animal ,que se estima chegue a 700 animais vacinados e 300 com identificação electrónica», numa campanha que começa já no próximo mês e chega, novamente, a todas as freguesias do Funchal.
«Por fim» registe-se a abertura de «28 vagas para estágios na CMF, em diversas áreas, desde limpeza, urbana, urbanismo, cemitérios, entre outras áreas», isto num valor de 250 mil euros.
A presidente da CMF relembrou que a autarquia alterou o regulamento do Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho de forma a que quem não tenha escolaridade obrigatória possa também concorrer.
Note-se que estes programas têm a duração de um ano, podendo ser prorrogado 24 meses, isto com um valor mensal de 820 euros.