CMF assina protocolo de cooperação com a Ordem dos Psicólogos
Foi ontem assinado, no Salão Nobre da autarquia, um protocolo de colaboração institucional entre a Câmara Municipal do Funchal e a Ordem dos Psicólogos, com a duração de três anos e que visa sobretudo «a promoção de iniciativas na esfera do bem-estar e da saúde psicológica na comunidade», valorizando os «contributos da psicologia», enquanto «ciência e profissão».
Nesse sentido, as acções de colaboração podem abranger os seguintes domínios: organização de eventos de natureza informativa, formativa, profissional e científica, dirigidos a psicólogos e/ou à comunidade.
Conceção de documentos e no apoio à intervenção em projetos relevantes e de interesse partilhado, no âmbito da promoção da literacia em saúde psicológica, saúde e bem-estar na comunidade. Intervenção em áreas relevantes para as pessoas que trabalham no Município, incluindo a avaliação e intervenção sobre riscos psicossociais.
Disponibilização graciosa à OPP, através da Direção Regional da Madeira, de infraestruturas e espaços geridos ou sob tutela da CMF, bem como do apoio técnico que lhes está associado, para realização de iniciativas organizadas pela OPP. Realização do Ano Profissional Júnior da OPP (estágio profissional), que habilita ao exercício profissional autónomo de Psicologia como Membro Efetivo da OPP, em serviços da CMF ou tutelados pela CMF.
Na assinatura, Pedro Calado salientou a importância da psicologia «para uma sociedade sã», mais ainda num tempo de mudanças sociais, marcadas pelas novas tecnologias, novas dificuldades e novos modos de vida, que exigem maior «sensibilização» e «uma nova interacção» para lidar com estas novas «realidades».
O presidente da CMF apontou ainda a importância da psicologia em termos de trabalho, para a própria autarquia, nomeadamente para o bom funcionamento dos serviços municipais, salientando que a autarquia já dispõe de alguns psicólogos, nos seus quadros, sendo previsível o seu aumento.