CMF assinala Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho com várias iniciativas
No âmbito do Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho, que hoje se assinala, a CMF organizou um conjunto de iniciativas, através da Unidade de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Nesse sentido, destaca-se a conferência “O Consumo de Substâncias Psicoativas no Local de Trabalho: Como Prevenir”, no Museu de História Natural do Funchal, pelas 10:00. Uma iniciativa destinada a dirigentes e quadros superiores do Município do Funchal com responsabilidade na coordenação de funcionários.
Esta conferência – proferida por Nélson Carvalho – Director da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD) abarcando, sobretudo, os principais riscos e malefícios do consumo de substâncias psicoativas, respectivos sinais e comportamentos, bem como as entidades e serviços disponíveis no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências na RAM.
A este propósito, refira-se que a CMF aprovou, recentemente, o Regulamento Interno de Prevenção e Controlo de Consumo de Bebidas Alcoólicas e Outras Substâncias Psicoativas, que estabelece normas que visam sensibilizar, prevenir e controlar consumos de substâncias psicoativas.
A segunda iniciativa de formação está destinada à integração de novos trabalhadores no Departamento de Ambiente, que se irão desempenhar funções como cantoneiros de limpeza e motoristas de pesados.
Nesta iniciativa, realce-se as informações prestadas sobre normas de segurança no trabalho, utilização dos equipamentos de protecção individual e os procedimentos a seguir em situação de acidentes laborais.
Por fim, aponte-se a entrega de 50 estojos maleáveis de primeiros socorros, que estarão disponíveis nas viaturas municipais afetas aos trabalhadores que exercem funções no exterior, substituindo os kits de estrutura rígida, que não são considerados já adequados.