CMF associa-se à iniciativa da Festa Portugal Imaterial
Calçada portuguesa e madeirense em destaque amanhã
Visitas começam no Átrio da CMF
A Associação da Calçada Portuguesa organiza, em colaboração com a Câmara Municipal do Funchal, um conjunto de iniciativas que celebram a arte e o saber fazer da calçada portuguesa e calçada madeirense, sendo distintas em vários aspetos como na sua composição. A calçada madeirense é composta, essencialmente, por pedra rolada, seixo ou calhau, e pedra navalheira, sendo essa composição particular o fator distintivo perante qualquer outro tipo de calçada.
O programa da Festa Portugal Imaterial em parceria com vários municípios nacionais e inclui visitas-guiadas e uma exposição composta por muppis, moldes de calçada e ferramentas de uso dos calceteiros.
A Câmara Municipal do Funchal irá promover a realização de uma visita orientada pelo Professor Doutor Engenheiro João Baptista, investigador GEOBIOTEC, FCT e Universidade de Aveiro. A visita pedonal irá decorrer no próximo dia 20 de outubro, a partir das 9h, junto ao átrio da Câmara Municipal do Funchal, passando pelo Largo do Colégio onde estará uma equipa de calceteiros da Câmara Municipal do Funchal a trabalhar ao ar livre, Museu de Arte Sacra, Museu do Instituto do Vinho da Madeira e o Colégio dos Jesuítas.
Segundo João Baptista, “a calçada madeirense constitui uma autêntica referência histórica e patrimonial do Arquipélago da Madeira e representa bem a singularidade em termos de geodiversidade dos territórios insulares respetivos”.
Segundo António Prôa, da Associação da Calçada Portuguesa, esta associação foi criada para proteger, promover e valorizar este património, que vai também desfazer o mito da incompatibilidade com a modernidade da cidade.
Ao se associar a esta iniciativa a Câmara Municipal do Funchal assume a vontade de associar à preservação e promoção da calçada portuguesa mas também da calçada madeirense, enquanto facto de identidade da cidade, ao mesmo tempo que assumimos a importância e a riqueza deste património. É também uma forma de realçar a mestria dos calceiteiros, principalmente os trabalhadores da CMF, que sabem esta arte surpreendente.
As inscrições serão realizadas através do email: cultura@funchal.pt.