CMF associa-se às comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras
O Município do Funchal, através do Pelouro da Área Social, titulado pela Vereadora Margarida Pocinho, tornou-se parceiro institucional da Missão RD-Portugal – União de Associações de Doenças Raras.
A RD-Portugal, fundada a 29 de maio de 2021, nasceu da necessidade de existir uma única estrutura agregadora de Associações de Doentes com Doenças Raras, de forma a trazer esperança aos doentes, aos seus cuidadores e familiares, procurando melhorar a sua qualidade de vida.
Por essa razão, a autarquia funchalense decidiu associar-se à campanha de sensibilização que a União De Associações de Doenças Raras está a desenvolver, na qual se prevê a iluminação do Edifício dos Paços do Concelho, para assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, que se celebra a 28 de fevereiro, onde se irão destacar três cores: rosa, verde e azul, uma vez que estas são as cores oficiais da campanha internacional do DDR.
Cada Doença Rara afeta, no máximo, uma em cada 2.000 pessoas, estimando-se que as mais de 6.000 doenças raras descritas afetem entre 600.000 a 800.000 pessoas em Portugal.
A RD-Portugal representa as mais de 25 Associações que a compõem junto de entidades públicas ou privadas em território nacional e internacional, nomeadamente a nível europeu. Tem como missão trazer as Doenças Raras para a ordem do dia, todos os dias do ano e não apenas no Dia Mundial das Doenças Raras. Como tal, participa ativamente em ações diretamente ligadas a políticas de saúde, aos Centros de Referência e iniciativas que promovem a criação do registo de dados e a luta pela universalidade e equidade no acesso aos medicamentos.