CMF atribui ao CS Madeira 51.800 euros para apoiar RVM e outras atividades desportivas
Pedro Calado sublinha o “interesse” e a “importância” da prova automobilística para a cidade pela sua dinamização económica
A Câmara Municipal do Funchal oficializou, hoje, a assinatura do protocolo de cooperação com o Club Sports Madeira, no montante de 51.800 euros. O apoio foi reforçado este ano, em cerca de 15 mil euros, e destina-se à realização do Rali Vinho Madeira (RVM) 2023, Programa Jovem Atleta (PJA), e também às atividades amadoras.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal justificou o reforço do apoio financeiro dada a “grandiosidade” do rali que este ano conta com a participação de 85 pilotos, uma prova internacional que muito projeta a Madeira e, em particular, a cidade do Funchal.
Pedro Calado realçou também o interesse e a importância para o município do Funchal do RVM, pela sua dinamização económica, face ao elevado número de pessoas que afluem à cidade durante os dias da prova, com reflexos positivos em sectores de atividade ligados à restauração, hotelaria e similares.
A organização aposta uma vez mais na centralidade da prova, ao realizar na Praça do Povo as cerimónias de partida e chegada, na Praça CR7 os pré-parques e toda a estrutura logística e imprensa do evento.
O parque de assistências será montado na Avenida Sá Carneiro e no Cais 6. Os parques fechados serão novamente no Largo do Município, face ao sucesso alcançado na edição 2022 que atraiu muito público.
“Um verdadeiro cartaz da cidade”, sublinhou Pedro Calado, destacando as atividades que vão ter lugar paralelemente no átrio da Câmara Municipal do Funchal, nomeadamente uma exposição de carros do RVM; pista de rally slot e visionamento de carros.
O Município do Funchal elaborou, para edição deste ano, um plano de sustentabilidade ambiental, sensibilizando a população para a importância de manter as boas práticas ambientais, durante os dias da prova.
Para minimizar os condicionalismos na acessibilidade e na circulação viária na cidade do Funchal, uma vez que o RVM implica o encerramento de algumas artérias, Pedro Calado justificou a tolerância de ponto decretada pela CMF e o Governo Regional, na quinta-feira (dia 03) a partir das 14 horas e durante o dia de sexta-feira (dia 04).
Por fim, o presidente da CMF elogiou o “excelente” trabalho e “o profissionalismo” da organização do Rali Vinho Madeira, que tudo faz para que seja um exemplo a nível internacional, com o apoio do Governo Regional, mas, também dos municípios, entre os quais, a Câmara Municipal do Funchal.