CMF e Conservatório juntam-se para promover a cultura na cidade
A 2.ª Maratona das Artes realiza-se sábado em diversos espaços públicos
No próximo dia 18 de março (sábado), realiza-se entre as 10h30 e as 20h00, a 2.ª Maratona das Artes do Conservatório, em diversos espaços públicos da cidade, numa coprodução entre a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode. Ao longo do dia estão previstos 8 concertos, protagonizados por cerca de 100 alunos do Conservatório, em diversos espaços da cidade, naquilo que procura ser uma forma de celebrar as artes e a cultura.
Na apresentação do evento, a vice-presidente da autarquia do Funchal enalteceu a coprodução entre as duas entidades, realçando ainda o “trabalho de equipa” dos Departamentos da Cultura e da Economia da CMF, o que evidencia a forma de trabalhar do atual executivo.
Cristina Pedra destacou que este evento das artes, que irá decorrer entre a Rua Fernão de Ornelas até ao Auditório do Jardim Municipal, passando por diversas artérias da cidade, terá um peso significativo na economia local, estimando num dia sem cruzeiros, a passagem de mais de 4 mil e 100 pessoas pelos 8 percursos onde vão decorrer os espetáculos.
A autarca defendeu ainda que “em relação à disseminação entre a valência das artes e a valência da economia, a autarquia aposta numa cidade dinâmica e aberta aos fins-de semana”, sublinhando que compete aos empresários, através dos mecanismos de apoio financeiro ao dispor, optarem pelas melhores medidas.
Uma ideia secundada por Isabel Brasão, diretora do departamento de Economia, Turismo e Mercados Municipais que afirmou que a Maratona das Artes vem ao encontro de um dos propósitos da edilidade em criar uma dinâmica mais atrativa no centro da cidade nomeadamente aos fins-de-semana, uma necessidade que é revindicada por alguns empresários no Balcão do Investidor.
Sandra Nóbrega, Diretora do Departamento da Cultura destacou a importância da Maratona das Artes” por firmar uma mudança de paradigma que a autarquia tem vindo a desenvolver, nomeadamente transformar toda a cidade do Funchal num palco ao ar livre”.
Compõem a programação deste evento, música tradicional, clássica, barroca, jazz, pop, tango, rumba, entre outros estilos musicais, com momentos performativos cuja duração varia entre 30 e 40 minutos cada.
A área do canto também se faz representar em diversos momentos, sendo a programação uma pequena amostra da vasta oferta formativa do Conservatório.
O primeiro concerto da 2.ª Maratona das Artes, inicia-se na Rua Fernão de Ornelas (Largo do Phelps), pelas 10h30, com o Si Que Brade do Conservatório e encerra no Jardim Municipal, pelas 19h00, com a Orquestra de Sopros e solistas do Conservatório. A programação deste certame passa pelo Largo do Chafariz, Praça Colombo (Praça Amarela), Praça da Restauração e Sé do Funchal. Seis espaços públicos que acolhem 8 espetáculos, protagonizados por alunos em formação, numa instituição cuja Missão é “Formar cidadãos para as artes e profissionais de excelência”.
PROGRAMA
10:30 – Rua Fernão de Ornelas | Largo do Phelps – SI QUE BRADE | Professor responsável: Roberto Moritz
12:00 – Sé do Funchal – ESTÚDIO DE MÚSICA ANTIGA | Professor responsável: Giancarlo Mongelli
13:00 – Largo do Chafariz – QUINTETO DE BANDOLINS | Professor responsável: Tiago Lobato
14:00 – Praça Colombo – COMBO JAZZ | Professor responsável: Francisco Andrade
15:00 – Praça da Restauração – QUARTETO DE TUBAS | Professor responsável: Fabien Filipe
16:00 – Rua Fernão de Ornelas | Largo do Phelps – GRUPO DE PERCUSSÃO B | Professor responsável: Rolando Faria
17:00 – Praça da Restauração – ESTÚDIO DE ÓPERA E TEATRO MUSICAL | Professor responsável: Carla Moniz
19:00 – Auditório do Jardim Municipal – ORQUESTRA DE SOPROS E SOLISTAS | Professor responsável: Jorge Garcia