CMF entrega certificados de Qualidade Ambiental
63 entidades cumpriram boas práticas na separação de resíduos recicláveis
No âmbito da Semana do Ambiente, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) procedeu, hoje, à entrega de 63 Certificados de Qualidade Ambiental, sendo 27 de Ouro (classificação de Qualidade Muito Boa) e 36 de Prata (classificação de Qualidade Boa).
A atribuição do galardão surge com base na análise dos materiais que foram encontrados nas verificações efetuadas.
Com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem e a separação dos resíduos recicláveis, conforme consta do Regulamento de Resíduos Sólidos e de Comportamentos Poluentes, são feitas quantificações e caracterizações físicas aos resíduos indiferenciados de várias entidades e analisadas a percentagem de material reciclável.
Consoante o grau da classificação alcançado pelos produtores de resíduos, são atribuídos agravamentos ou bonificações no valor da taxa de gestão de resíduos sólidos, respetivamente.
Entre maio de 2021 e abril de 2022, foram realizadas 280 quantificações e caracterizações físicas a 176 entidades.
Destas, apenas 63 tiveram bonificação da taxa de gestão de resíduos sólidos (mais 20 entidades que em 2019), perfazendo a redução total de cerca de 46.500€ na conta da água.
Durante a cerimonia que decorreu, esta tarde, no salão nobre da CMF, a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, referiu que a “problemática dos resíduos sólidos urbanos é atualmente uma questão que ocupa a linha da frente das políticas ambientais”, alertando “que uma incorreta gestão, poderá constituir uma fonte de poluição, que quando associadas às regiões ultraperiféricas, se fazem sentir de uma forma mais acentuada”.
Nádia Coelho agradeceu a participação e o empenho de todas as entidades e felicitou as que receberam o Certificado de Qualidade Ambiental, sublinhando que só com a colaboração de todos “continuamos a cuidar da nossa Cidade, nomeadamente em encaminhar corretamente os seus resíduos mesmo em tempos difíceis como os que temos vindo a viver”.