CMF entregou compostores em São Gonçalo
A entrega de compostores prossegue hoje em São Martinho
No âmbito da campanha “Compostar – Outra Maneira de Reciclar”, que visa promover a valorização dos resíduos orgânicos, a Câmara Municipal do Funchal entregou ontem dez compostores na Junta de Freguesia de São Gonçalo.
Na ocasião, a vereadora Nádia Coelho, agradeceu «a colaboração da Junta de Freguesia de São Gonçalo», sublinhando a importância da «estratégia da CMF na redução da produção de resíduos», adiantado que «40% do lixo que produzimos diariamente pode ser reciclável», sendo, por conseguinte, a campanha “Compostar – Outra Maneira de Reciclar” em que a autarquia entrega, gratuitamente, aos munícipes um compostor de 300 litros e um contentor de sete litros de apoio ao compostor, «uma oportunidade para dar uma nova vida» aos resíduos, «reduzindo, o que vai, de facto, para aterro».
Nádia Coelho realçou ainda que as «acções de sensibilização» da campanha “Compostar – Outra Maneira de Reciclar”, bem como a entrega dos compostores vai continuar noutras Juntas de Freguesia.
Assim sendo, hoje a entrega decorre na Junta de Freguesia de São Martinho, onde serão entregues mais dez compostores.
A vereadora com o pelouro do Ambiente explicou ainda que a estratégia municipal passa igualmente pelos «compostores comunitários», dando exemplo do que já acontece na Quinta Falcão, algo que a autarquia vai alargar a outros bairros municipais.
Refira-se que, nesta campanha “Compostar – Outra Forma de Reciclar “, a autarquia já entregou cerca de 3.900 compostores.
A execução deste projecto possibilita, por um lado, a diminuição da fracção de resíduos indiferenciados presentes nos resíduos sólidos urbanos e que têm por destino final a incineração, com implicações ao nível dos custos de tratamento de resíduos e taxa de reciclagem do Município do Funchal; por outro, permite a valorização dos resíduos orgânicos ao nível doméstico, sob a forma de composto, enquanto substituto de fertilizantes de sínteses, o que traz benefícios ambientais.