CMF está a preparar de forma inteligente a cidade para responder aos desafios do futuro
“Estamos a preparar a cidade de forma inteligente, procurando que o alcance das nossas políticas seja transversal a todas as gerações, fazendo, para isso, uso das vantagens que nos oferecem as novas tecnologias, mas de forma inclusiva e agregadora, atendendo às nossas especificidades e à dimensão dos problemas que coletivamente enfrentamos”.
Foi esta a ideia principal da mensagem que Pedro Calado quis transmitir à plateia presente na FNAC, numa sessão aberta, a convite do clube Funchal Agora Speakers, para abordar os desafios das cidades inteligentes.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal deu vários exemplos, desde a semaforização inteligente que está a ser planeada para responder aos desafios de mobilidade, aos 12M€ investidos na rede de água, a pensar na sustentabilidade ambiental.
Para além de ter elencado os benefícios da instalação de 81 câmaras de videovigilância, que ajudarão as autoridades policiais a combater a pequena criminalidade ou das 26 câmaras já em funcionamento para a contagem automática de tráfego automóvel.
Isto numa cidade onde 75% das interações diárias com o município já é feita de forma digital e de ter sido inaugurado à relativamente pouco tempo um Centro de Comando e Controlo (o CIGMA), que agrega num único espaço modular e funcional, toda a gestão das plataformas de serviços e canais da autarquia, e permite a monitorização, em tempo real, não só dos serviços e solicitações dos munícipes, mas, também, de um conjunto de indicadores e informação da cidade a vários níveis.
Foram vários os exemplos dados por Pedro Calado, que para além da intervenção, foi também interpelado e avaliado pela plateia, num registo diferente, inovador e descontraído de aprender e desenvolver as capacidades de comunicação.
O evento teve a chancela do clube Funchal Agora Speakers.