CMF está preparada para responder socialmente aos Desafios futuros
Pedro Calado pede a colaboração dos psicólogos na construção de uma sociedade coesa
Na abertura do 2.º Congresso dos Psicólogos da Madeira, que decorre, hoje e amanhã, no Centro de Congressos da Madeira, sob o tema’ Resiliência e Superação: a Psicologia na construção da paz, do bem-estar e da coesão social’, o presidente da Câmara Municipal do Funchal alertou para a necessidade de preparar a sociedade para os novos tempos.
“Não é meter a cabeça debaixo da areia. É olhar com pragmatismo”, defendeu Pedro Calado, sublinhando que 2023 vai ser mais um ano desafiante, contudo acredita que a Região irá superar uma vez mais as dificuldades porque já demonstrou a sua capacidade de superação e resiliência.
O edil garantiu que a CMF “está preparada para responder socialmente aos desafios futuros”, tendo defendido a colaboração dos psicólogos “na construção de uma coesão social diferente, uma sociedade mais forte e mais robusta para enfrentar os desafios de 2023”.
Pedro Calado reconheceu que a psicologia, em 50 anos de história, tem acompanhado a evolução e os desafios da sociedade nacional e regional, que hoje se confrontam com paradigmas diferentes, sobretudo com a chegada das novas tecnologias.
“Temos vindo a beneficiar do contributo dos psicólogos e da forma como têm ajudado a sociedade a crescer com pragmatismo”, enalteceu, fazendo depois um agradecimento ao contributo dado pela Universidade da Madeira (UMa) na formação de psicólogos. “ Hoje temos mais de 3 mil e 500 alunos na UMa, dos quais temos anualmente a saída de mais de 30 profissionais na área da psicologia”, salientou.
Pedro Calado realçou aposta do seu executivo na componente social e foi uma prioridade na constituição da sua equipa de vereação incluir psicólogos pela importância que assumem. Elogiou a ação que esta classe profissional desempenha no apoio à população e, neste particular, pediu a ajuda dos psicólogos a encarar o futuro, sobretudo a preparar os mais jovens, mas também os mais velhos.