CMF formaliza 16 contratos no âmbito do ‘ALAVANCAR’ e ‘Abrir-Funchal’ no valor superior a 91 mil euros
A Câmara Municipal do Funchal formalizou, esta terça-feira, a assinatura de 16 contratos no âmbito das candidaturas aprovadas aos apoios municipais “ALAVANCAR” e “Abrir-Funchal”, no valor superior a 91 mil euros, sendo 15 candidaturas ao ‘ALAVANCAR’, no valor aproximado de 88.000 euros e uma candidatura ao ‘ABRIR FUNCHAL’, no montante de 3.600 euros.
A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, realçou que este ano o executivo municipal do Funchal reforçou a verba em 600 mil euros, o que representa um aumento de 20% em relação ao orçamento inicial de 2022. O financiamento a fundo perdido, entre 60% a 80%, destina-se à modernização, inovação e digitalização do setor empresarial do Funchal. Cristina Pedra realçou o facto dos empresários beneficiarem ainda de uma majoração de 10% se abrirem seis dias por semana e uma majoração de 20% caso abram sete dias por semana.
Enquanto que o Apoio Municipal “ALAVANCAR” destina-se ao comércio, restauração e serviços, tendo por objetivo promover a modernização da economia local e melhorar a capacidade competitiva das micro e pequenas empresas do Município, através da concessão de um apoio financeiro que pode cobrir 60% das despesas elegíveis, até ao limite de 10.000,00 euros, o “ABRIR FUNCHAL”, tem como finalidade facilitar a abertura de novos estabelecimentos comerciais nas áreas do comércio, restauração e serviços. Este apoio tem dois eixos cumulativos: a comparticipação de 60% do valor da renda mensal do espaço comercial, restaurante ou escritório, até ao limite de 600,00 euros por mês, com duração máxima de 6 meses consecutivos e até 3.600,00 euros.
A autarca fez questão de salientar que os empresários que hoje assinaram os termos de aceitação das candidaturas aprovadas, 47% abrem os seis dias completos e 20% abrem os sete dias, o que significa que “estes empresários têm uma abertura e dinamização como nós queremos, para além dos dias úteis que estão abertos ao público”.
A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal desafia os empresários a serem rápidos nas candidaturas, sublinhando que, ao contrário do ano passado em que os pagamentos eram feitos num período de 4,6 dias, este ano, a verba será transferida imediatamente para a conta bancária dos empresários assim que apresentem as despesas no Balcão do Investidor.
De salientar ainda que os apoios vigoram até 31 de dezembro ou até a dotação orçamental prevista esgotar. As candidaturas a estes dois instrumentos financeiros estão abertas no site funchal.pt.