CMF intensifica controlo do mosquito Aegypti
A Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente, iniciou no mês junho a aplicação de sal-gema em 534 sarjetas de diversos arruamentos da cidade.
“Esta aplicação de sal-gema nas sarjetas é importante para controlar a população do mosquito A. Aegypti, criando um efeito larvicida, sem a utilização de químicos, ajudando, igualmente, a controlar a população de outras espécies de mosquitos que estão bem presentes, muito devido às condições meteorológicas dos últimos meses”, refere a vereadora Nádia Coelho, com o pelouro do Ambiente.
Esta aplicação foi realizada no turno da noite, com a aplicação de cerca de 1.000 kg de sal-gema, e a CMF pretende realizar várias aplicações ao longo de todo o verão, sendo a próxima já na última semana do mês de julho.
Museu de História Natural faz monitorização
O Museu de História Natural do Funchal tem vindo a fazer a monitorização das sarjetas de 26 ruas da baixa da cidade do Funchal, num total de 50 pontos de amostragem.
Este trabalho tem vindo a ser realizado às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, desde fevereiro.
“O principal objetivo desta ação é avaliar o índice de positividade que determinará o período de aplicação de sal-gema nas sarjetas”, refere o executivo camarário, dando assim continuidade ao plano de prevenção e combate em áreas públicas, iniciado com o Plano Municipal de combate ao mosquito Aedes aegypti.