CMF investe 1,1M € em projetos de reflorestação no Parque Ecológico
A autarquia assinalou o Dia da Árvore com várias atividades
A Câmara Municipal do Funchal assinalou o Dia Mundial da Árvore através da realização de várias atividades com alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo, esta tarde, no Parque Ecológico do Funchal (PECOF).
O objetivo foi sensibilizar os jovens para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
A vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, realça a importância desta iniciativa, uma vez que se pretende chamar a atenção dos jovens para a preservação da floresta e dos ecossistemas. Tendo em conta que estas atividades assumem um caráter educativo para as gerações futuras, a autarca assume o compromisso de dar continuidade às múltiplas ações de Educação Ambiental que a autarquia tem vindo a desenvolver.
Nesta semana, a CMF vai desenvolver uma série de ações de sensibilização com alunos de várias escolas do concelho, bem como com grupos de Centros Comunitários.
A Sustentabilidade Ambiental para o Funchal é um dos objetivos estruturais para a próxima década e a reflorestação do Parque Ecológico é considerada uma prioridade para a necessária adaptação e resposta após os incêndios de 2010 e 2016.
Um dos objetivos da autarquia é investir no património natural num trabalho de limpeza dos terrenos e do material lenhoso carbonizado, a par com a plantação.
Pretende-se proceder a um correto ordenamento do espaço, tendo por base as orientações estabelecidas pelos vários instrumentos de ordenamento e planeamento florestal em vigor.
Há já projetos candidatados para limpeza de invasoras para reduzir a carga de combustível num total de intervenção de 290 hectares e prevendo-se a plantação de 94.000 plantas, num total de investimento na ordem dos 1,1M€ (um milhão e cem mil).
Projeto PRODERAM “Apoio à prevenção da floresta contra incêndios florestais, catástrofes naturais e acontecimentos catastróficos”, estando a conclusão dos trabalhos prevista para julho de 2022.
Projeto PRODERAM “Investimentos no desenvolvimento das zonas florestais e na melhoria da viabilidade das florestas”, cujo inicio dos trabalhos está prevista para maio 2022.
Candidatura Projeto PRODERAM “Investimentos no desenvolvimento das zonas florestais e na melhoria da viabilidade das florestas” com inicio previsto para junho 2022.