CMF investe 1,3 milhões de euros na renovação de ramais de água potável no concelho
Um investimento para combater as perdas de água
A Câmara Municipal do Funchal aprovou, hoje, por unanimidade, o lançamento de concurso público para execução da empreitada de “Renovação de Ramais de Água Potável no Concelho do Funchal associados ao Controlo de Fugas- 2ª fase”. Obras relacionados com condutas para abastecimento de água.
O Programa para controlo de fugas nas redes de água tem um prazo de 540 dias e representa um investimento de 1,3 milões de euros.
O presidente da autarquia destaca a importância destas obras para combater as perdas de água que rondam os 11,7 milhões de metros cúbicos/ano, correspondendo a aproximadamente 64% da água e representando um gasto direto anual de cerca de 3 milhões de euros que não é faturado.
Pedro Calado considera esta situação “preocupante”, sublinhando que este desperdício é algo que nós temos de combater, temos que renovar as redes de água e lamentamos a grande “falta de investimento” que houve no passado, resultado disso: “São os grandes problemas que hoje a cidade tem , mas já estamos a resolvê-los”, assegurou .
Outra deliberação aprovada, pela maioria ‘Funchal Sempre à Frente’, foi a abertura do novo Concurso Público com Publicidade para a execução da empreitada de “Recuperação e Ampliação da ETAR do Funchal 2- FASE – Estação de Tratamento Primário”. O preço base do concurso ascende a 19,8 milhões de euros. O prazo de execução é de 540 dias.
Pedro Calado explicou que no anterior concurso, as propostas apresentadas ficaram muito acima do valor base de 12, 3 milhões de euros.
Neste momento, referiu o autarca, com a escalada de preços que se tem verificado , tivemos que proceder a um aumento do valor base. “Nós acreditamos que podem aparecer propostas de valor inferior a este, mas tivemos a necessidade de fazer a reformulação de empréstimos bancários e do projeto. É uma obra que queremos que se realize durante o exercício de 2022 e 2023, temos compromissos com a União Europeia e não podemos desperdiçar estas verbas de financiamento comunitário, no montante de 12 milhões de euros”, salientou.
A CMF também deliberou atribuir um apoio financeiro de cinco mil euros a cada uma das seguintes Associações de Proteção Animal – Associação Ajudo Alimentar o Cães; Associação Animal Vamos Lá Madeiro e Sociedade Protetora dos Animais Domésticos. Os apoios concedidos destinam-se à esterilização dos animais de companhia, designadamente errantes ou pertencentes as famílias com carências económicas.
Outra deliberação importante anunciada, tem a ver com uma doação de bens por parte do ator e encenador madeirense Juvenal Garcês que iniciou a sua carreira no Teatro Experimental do Funchal (TEF), falecido em 2020, e que deixou expresso em vida que o seu espólio ficaria para o Município do Funchal.