CMF investe 400 mil euros em novo acesso nas Lajinhas e em bolsas de estacionamentos no Monte
As obras já estão em curso e têm um prazo de execução de um ano. A intervenção inclui o alargamento do Caminho das Lajinhas, na freguesia do Monte, com uma extensão de 400 metros, que vai beneficiar cerca de 30 moradias directamente. Paralelamente será feita a renovação das redes de água, naquela zona. Um investimento de cerca de 400 mil euros.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, visitou as obras e anunciou que o projecto inclui ainda a criação de três bolsas de estacionamento para 15 viaturas, além de permitir que as pessoas que tenham habitações com quintal também beneficiem com estas obras porque vão poder entrar com o carro em casa.
Recorde-se que a criação das Bolsas de Estacionamento nas Zonas Altas de algumas freguesias do Funchal foi uma das propostas e compromissos de campanha de Pedro Calado, sendo também uma reivindicação antiga das Juntas de Freguesia de Santo António, São Roque e Monte.
Acompanhado dos vereadores Nádia Coelho e Bruno Pereira, da presidente da Junta de Freguesia do Monte, Idalina Silva e dos empreiteiros, Pedro Calado referiu que esta obra só é possível concretizar porque muitos privados cederam gratuitamente os terrenos, agradecendo-lhes o gesto.
«Esta (Vereda das Lajinhas) era uma via pedonal de difícil acesso porque tem um grau de inclinação em algumas zonas superior a 30%, será por isso, uma obra de difícil execução por causa dessa inclinação elevada, mas será concretizada para benefício da população aqui residente que reivindicava esta obra há muito tempo», salienta.
De realçar que em relação às obras de intervenção da rede de águas – que compreendem uma extensão de 680 metros, – estão asseguradas as ligações às bocas de incêndio e à rede de saneamento básico. Estas obras começaram já em novembro e, se tudo correr bem, dentro de um ano ficam concluídas.
A presidente da Junta de Freguesia do Monte agradeceu a presença do presidente da CMF na freguesia, o que nunca aconteceu nos últimos 8 anos de mandato da Coligação ‘Confiança’. Idalina Silva sempre esperou pela vitória de Pedro Calado, nas últimas eleições autárquicas, para trabalhar em conjunto com a autarquia e permitir a resolução dos problemas que o executivo da ‘Confiança’ nunca resolveu nos últimos oito anos.