CMF investe em dois novos arruamentos rodoviários em São Roque
As obras avançam este ano e vão custar mais de 600 mil euros
A Câmara Municipal do Funchal prevê lançar, no 2º semestre do corrente ano, o concurso público para a construção da nova acessibilidade à Entrada 87 do Caminho de São Roque. O arruamento terá uma extensão de 220 metros, estendendo-se até ao Caminho do Lombo Segundo, mas sem ligação ao mesmo, terminando num impasse de viragem permitindo a circulação em dois sentidos.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal revela que o projeto de execução encontra-se praticamente concluído, cujo investimento ascende a 400.000,00€. É uma obra que irá servir cerca de 13 habitações, tendo já havido o contacto e acordo de cedência por parte dos proprietários das parcelas de terrenos necessárias à execução da obra.
Pedro Calado referiu ainda que, este ano, começarão os trabalhos que vão dar origem ao alargamento da Entrada do Olival até à Travessa da Água de Mel.
Com uma extensão de 160 metros, este arruamento vai permitir uma ligação viária importante para o local, pese embora de circulação em sentido único face à dificuldade em poder alargar a estrada, devido à existência de moradias (oito) cujas edificações seriam afetadas. Trata-se de um investimento de 210.000,00€.
O presidente da autarquia adianta que havendo acordos de cedência com os proprietários a empreitada poderá ser lançada no 2º semestre deste ano, caso contrário entrará num processo de expropriação, adiando a calendarização para 2024.
O autarca afirma que a melhoria das acessibilidades, uma reivindicação dos moradores, foi um compromisso assumido pelo atual executivo em articulação com a Junta de Freguesia de São Roque. “São obras que vão proporcionar melhores acessos e mais qualidade de vida para as populações que residem nestas zonas, uma vez que permitirão o acesso automóvel às habitações, como também o acesso de viaturas de emergência”, destacou o presidente da autarquia do Funchal.
Pedro Calado apela à cedência dos terrenos por parte da população, salientando que desta forma é mais fácil e mais rápido avançar com a obra.