CMF Lança Campanha de Limpeza nos Bairros Sociais
Na passada quarta-feira decorreu a primeira operação de limpeza do ano, em Bairros Sociais do concelho do Funchal. Uma operação que contou com a participação de cerca de 15 trabalhadores do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, primeiramente nos Bairros do Hospital e Quinta Falcão, estando a próxima ação marcada para o dia 26 de janeiro, na Nazaré.
Este tipo de campanhas visam a realização de trabalhos de limpeza mais exaustivos que os habituais, tais como a recolha de resíduos depositados nos contentores e compactadores, retirada de “monstros” (resíduos de grandes dimensões), varredura e monda nos arruamentos públicos, lavagem de contentores e desratizações.
São 12 os bairros sociais inseridos nestas campanhas de limpeza da CMF, num total de 23 intervenções de grande escala programadas para 2022. Ou seja, na prática, para além das limpezas normais, haverá uma outra de maior dimensão, de 15 em 15 dias, o que nestes tempos de pandemia, implica, sem dúvida, «uma boa organização dos recursos humanos e utilização dos equipamentos, já que os serviços do
Departamento de Ambiente têm de continuar a assegurar todos os outros trabalhos de limpeza urbana no concelho do Funchal», como salienta vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho.
Registe-se que, durante o ano passado, nestas operações de limpeza em bairros sociais, foram recolhidas cerca de 25 toneladas de resíduos (limpeza de arruamentos e sarjetas), sendo de realçar que, neste valor, não estão contabilizados os resíduos depositados nos contentores e/ou compactadores.