CMF lança roteiro ambiental do Parque Ecológico do Funchal
No âmbito da Semana do Ambiente, a Câmara Municipal do Funchal procedeu hoje ao lançamento do Roteiro do Parque Ecológico do Funchal (PECOF).
Trata-se de um livro em formato de bolso no qual as pessoas, dispõem de toda a informação, de uma forma simplificada, sobre o que podem ver no Parque, desde a flora com o registo de 214 espécies, sendo que 54 são endémicos da Madeira; a fauna com destaque para as borboletas e os morcegos; pontos de interesse, sendo o mais icónico o Poço da Neve; o viveiro de plantas que é visto como o coração do Parque Ecológico; imagens do património edificado, bem como diversas atividades desportivas e de lazer como o BTT, voo livre e o canyoning Ribeira das Cales).
Atualmente o Parque tem uma área aproximada de 8km quadrados, um local privilegiado, onde os visitantes podem também usufruir ainda dos parques de merendas, itinerários pedestres, alojamento turístico (Moutain Eco Shelters) e de um bar denominado Barracão.
Este guia dá a conhecer toda a história, características e valências deste importante espaço natural e de proteção ambiental, com gestão do município do Funchal que remonta ao ano de 1918 quando a autarquia adquiriu uma extensa área de terreno nas zonas montanhosas do concelho, conhecida por Montado do Barreiro. O propósito da aquisição, foi fazer o aproveitamento das águas provenientes das diversas nascentes existentes ao longo do vale da ribeira de Santa Luzia até aos 1600 metros de altitude, com o intuito de proceder ao abastecimento público de água à cidade do Funchal.
A propriedade municipal é expandida com a aquisição de terrenos do Montado do Pisão e em 1946, é criado oficialmente o Parque Ecológico do Funchal, iniciando-se uma estratégia de conservação da natureza, através de um plano de repovoamento florestal com recurso a espécies indígenas, assumindo-se como um local privilegiado para a promoção da educação ambiental e das atividades de lazer e de contato com a natureza.
A Câmara Municipal do Funchal está empenhada em desenvolver no Parque Ecológico do Funchal duas importantes vertentes: o ambiente e o turismo. Na apresentação do roteiro, a vice-presidente da autarquia, Cristina Pedra, realçou o trabalho de divulgação que tem sido feito pelo Departamento de Economia e Turismo do município para que o percurso seja integrado também como um roteiro turístico. “Não basta um destino para ver verde. O perfil do turista atual é procurar e ser envolvido em experiências concretas no local onde está a passar as suas férias. Esta é uma modernização da procura que hoje existe e um fator distintivo entre procurar a Madeira ou procurar um outro destino alternativo. E temos aqui mais um ponto de atratividade que queremos potenciar”, defendeu Cristina Pedra.
O roteiro também acessível em QR code será também disponibilizado no site do município em versão inglês.