CMF lança três campanhas de vacinação de cães e gatos
Vereadora do Ambiente, Nádia Coelho reuniu com a Provedoria do Animal na Madeira
A Câmara Municipal do Funchal vai avançar com três campanhas de vacinação antirrábica, estabelecendo sinergias com todas as juntas de freguesia.
A primeira será realizada durante os meses de março e abril, a segunda entre maio e junho, a última nos meses de outubro e novembro.
Estas campanhas são realizadas com o intuito de assegurar a cobertura da profilaxia antirrábica em cães e gatos, garantindo um maior controlo das existências dos referidos animais no concelho do Funchal.
Nádia Coelho refere que nestas campanhas para além da vacinação antirrábica também serão disponibilizadas a identificação com ‘transponder’, o registo dos animais no Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC), a desparasitação interna e o licenciamento dos animais na junta de freguesia, quando aplicável.
Já nos meses de junho/julho, a autarquia do Funchal dará início a uma campanha de esterilização para animais de companhia pertencentes a famílias carenciadas residentes no concelho. A CMF depois irá divulgar os requisitos necessários para a apresentação das candidaturas.
O município do Funchal tem outras iniciativas planeadas, nomeadamente, campanhas educativas para a consciencialização da sociedade, especialmente nas camadas mais jovens no que diz respeito à forma de tratar bem um animal.
A vereadora do Ambiente tem vindo a reunir com diversas entidades com o objetivo de dar a conhecer a estratégia da autarquia na defesa e proteção dos animais. Recebeu, em audiência, a Provedoria do Animal da Região, composta por João Henriques de Freitas e Micaela Rebelo Quintal.
O executivo está já a agendar outras reuniões com as associações de proteção de animais estabelecidos no Município, pois reconhece todo o trabalho que têm exercido neste contexto e que, nos últimos anos têm desempenhado um importante papel na defesa e proteção dos animais de rua, com a recolha, tratamento e encaminhamento de centenas de animais para adoção, pretendendo estabelecer com as mesmas, formas de parceria mútua.