CMF mantém apoio à Associação de Fados da Madeira
Pedro Calado destaca reforço dos apoios financeiros e incentivos à juventude na área da cultura
A Câmara Municipal do Funchal mantém o apoio de 3.000 euros no âmbito dos Apoios ao Associativismo e Atividades de Interesse Municipal à Associação de Fados da Madeira, considerando o que esta entidade contribui para a formação, promoção e divulgação da música musical e instrumental madeirense e dos músicos que, no Funchal, se dedicam a esta jarte que é Património Imaterial da Humanidade.
Pedro Calado, que visitou a sede da Associação de Fados da Madeira, na formalização do protocolo do apoio financeiro da CMF, destacou o reforço dos apoios que a autarquia está a fazer, na área da cultura, bem como os incentivos à participação dos jovens, inclusivamente disponibilizando espaços criativos. E daqui a uns anos, afirmou, ver-se-ão os frutos e o retornos destes apoios na cultura.
A Associação de Fado da Madeira, em 2022, recebeu o Prémio Divulgação, na 6º Gala de Fado d´A Voz do Operário, que é o reconhecimento de um caminho de trabalho e dedicação desta associação que irá realizar 5 anos de existência em abril.
Atualmente, a associação tem mais de 175 integrantes e tem investido na realização de espetáculos de uma forma descentralizada e também na realização de aulas de guitarra portuguesa e viola, disponibilizadas semanalmente, uma vez que existem poucos executantes na Madeira.
Além disso, a Associação de Fados da Madeira colabora com a Câmara Municipal do Funchal na realização de um concerto anual no âmbito do Fado Funchal, um concerto com jovens artistas.
Esta é uma forma de estimular a parceria e o diálogo entre as diversas gerações do Fado, porque o Fado não tem idade.