CMF melhora estacionamento inclusivo
Autarquia implementa rotatividade para garantir uma melhor acessibilidade dos cidadãos com mobilidade reduzida aos serviços e comércio do Funchal.
Com vista a privilegiar as necessidades de mobilidade e acessibilidade dos portadores de deficiência, a Câmara Municipal do Funchal vai proceder à introdução de uma limitação horária, em 24 lugares de estacionamento destinado a portadores de deficiência, que se localizam, na sua maioria, no centro do Funchal.
A CMF, no âmbito das diligências tomadas pela Divisão de Mobilidade e Trânsito, verificou que esses lugares têm sido utilizados para estacionamento de longa duração, reduzindo drasticamente a disponibilidade de parqueamento automóvel para o acesso aos serviços e comércio da cidade.
Com vista a encorajar a rotatividade de estacionamento, ou seja, assegurar que os cidadãos com deficiência usufruem de uma maior e efetiva oferta, a Câmara Municipal do Funchal procederá à introdução de uma limitação horária de duas horas, em 16 arruamentos (24 lugares), maioritariamente no centro da cidade, conforme confirmou Bruno Pereira.
Para o vereador com o pelouro do trânsito, «o Funchal passará a disponibilizar mais estacionamento livre à superfície, sendo que os seus utilizadores (portadores de deficiência) terão mais opções, que se refletirão numa melhor acessibilidade aos serviços e comércio», sustentou.
Esta decisão da CMF foi tomada com base na definição do tempo máximo de utilização do estacionamento, assente na caraterização da procura, da oferta e das valências existentes na área envolvente, «pelo que a limitação horária de duas horas permitirá satisfazer adequadamente as necessidades de mobilidade das pessoas com deficiência», garante Bruno Pereira.