CMF passou este ano a integrar a Estratégia Regional da Alimentação Saudável
Helena Leal revela que a autarquia aposta na melhoria dos indicadores de saúde dos munícipes
A vereadora com os pelouros da Educação, da Saúde e do Social, Helena leal, anunciou ontem os compromissos e os eixos de ação da autarquia do Funchal que têm como grande objetivo “melhorar os indicadores de saúde e o bem-estar dos munícipes”.
Este ano, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) passou a fazer parte da Estratégia Regional da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS), que já vem de 2017, mas só agora, em 2022, passou a contar com a parceria institucional da autarquia, “mostrando uma vez mais a importância dada por este executivo a esta causa”, revelou a autarca.
Na abertura da semana da Alimentação, que decorreu ontem de tarde, no Mercado Municipal dos Lavradores e que juntou várias entidades publicas e privadas, Helena Leal destacou as ações que a autarquia do Funchal pretende desenvolver nas escolas publicas do pré-escolar e 1ºciclo, com uma oferta diversificada de atividades, desde a área ambiental, à sustentabilidade, às literacias da nutrição, bem como nos ginásios municipais, na Universidade Sénior e nos Centros Comunitários da SocioHabitaFunchal.
A vereadora referiu que o campo de atuação do Município do Funchal passa também pelo combate ao desperdício alimentar e na sensibilização para a promoção de estilos de vida saudáveis. “Assumimos o compromisso com a promoção do comercio local, a promoção da venda de produtos alimentares locais e sazonais nos mercados municipais e bancas de fruta pela cidade; queremos também trabalhar em rede, como é o exemplo do nosso Projeto europeu “Food Trails”, salientou.
Segundo refere, este projeto “ tem como grande objetivo a criação de uma estratégia alimentar urbana, desenvolvendo um conjunto de medidas que possam aperfeiçoar o sistema alimentar da nossa cidade”. Reúne um consórcio de 19 parceiros europeus, incluindo 11 cidades, das quais o Funchal, 3 universidades e 6 organizações. Através deste projeto, o Município implementou um Laboratório Vivo – Urban Living Lab, em parceria com a Universidade da Madeira, através do ISOPlexis – Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, na Penteada. Este reúne o Pólo da Penteada – Centro de Ciências Experimentais, uma horta municipal, e a proximidade com o Mercado Municipal da Penteada. Dentro deste eixo, reúnem-se condições de experimentação e aprendizagem.
Helena Leal garante que o Município do Funchal vai continuar a trabalhar, contando com todos, para “conseguirmos aperfeiçoar a nossa ação, indo ao encontro de uma cidade cada vez mais saudável, inclusiva e solidária”.
A Câmara Municipal do Funchal celebra, de 17 a 22 de outubro, a Semana da Alimentação, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Alimentação. A autarquia preparou um programa de atividades muito diversificado, que pretende alertar a população para a importância da nutrição, da alimentação saudável, sustentável e consciente. Grande parte das atividades irá realizar-se no Mercado Municipal dos Lavradores.