CMF quer levar o museu às escolas incentivando o contacto com a ciência e conhecimento científico
A vereadora Helena Leal visitou exposição no Museu de História Natural do Funchal
A vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Helena leal, sublinha a prioridade da autarquia em apoiar a ciência e a inovação tecnológica, colaborando para preservar a historia da cidade, através do museu municipal de História Natural do Funchal.
“Desta forma, percebemos que é possível levar o museu às escolas através dos seus projetos, envolvendo toda a comunidade educativa, promovendo aquisição de novas competências, incentivando o contacto com a ciência e conhecimento cientifico, tudo isto essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e social das nossas crianças e jovens”, defende a vereadora com o pelouro das áreas sociais.
Helena Leal visitou , hoje, a exposição “À Descoberta dos ROV’s”, patente ao público até 31 de dezembro, no Museu da História Natural da Madeira.
A vereadora refere que nesta perspetiva de inovação e dinamização cultural, com grande respeito pela produção e desenvolvimento do conhecimento cientifico, que” queremos abrir portas do nosso museu à sociedade, como é exemplo da exposição que hoje aqui assistimos”.
A exposição dá a conhecer os ROVs (do inglês, Remotely Operated Vehicles) e faz parte do projeto “ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar”, um projeto de literacia do oceano desenvolvido, durante os últimos dois anos letivos, em escolas dos Açores, Algarve, Lisboa e Madeira.
O projeto consistiu na criação de kits educativos que foram fornecidos a grupos escolares que com eles construíram os seus próprios ROVs.
Nesta exposição, para além de roll-ups com conteúdos informativos sobre estes veículos, também estarão expostos ROVs construídos por alunos de escolas da Madeira.