CMF realiza este ano três campanhas de profilaxia médica para cães e gatos por todas as freguesias
CMF realiza este ano três campanhas de profilaxia médica para cães e gatos por todas as freguesias
Arranque da primeira campanha acontece hoje no Jardim Municipal do funchal sexta para a Junta de Freguesia da Sé
CMF realiza este ano três campanhas de profilaxia médica para cães gatos por todas as freguesias
Arranque da primeira campanha acontece hoje no Jardim Municipal do funchal sexta para a Junta de Freguesia da Sé
Arranca, hoje, sexta, 01 de abril, a “Campanha Profilaxia Médica para Cães e Gatos” da Câmara Municipal do Funchal destinada a animais, com mais de três meses de idade. O arranque desta campanha está marcado para o Jardim Municipal do Funchal, portanto, Freguesia da Sé, sendo os horários os seguintes: cães, das 17:00 às 18:00, gatos, das 18.00 às 19:00.
A vereadora Nádia Coelho realça que, «para participar nesta campanha, é necessário inscrever-se, antecipadamente, na respetiva Junta de Freguesia», havendo ainda um limite de 60 inscrições, relembrando que não foi possível iniciar a campanha nas freguesias e datas previstas, Santa Maria Maior e Monte, a 26 de março, «devido a um surto de covid-19 na equipa da Unidade do Bem-Estar Animal», situação que já se encontra ultrapassada.
Assim sendo, a Campanha de Profilaxia Médica para Cães e Gatos, iniciativa da CMF, em colaboração com as Juntas de Freguesia, inclui, «para além da administração da vacina antirrábica, a identificação dos animais com transponder, o registo no SIAC, desparasitação interna, contra lombrigas e ténias, e emissão de boletim sanitário, bem como licenciamento nas Juntas de Freguesia, quando aplicável, tudo isto gratuitamente para os munícipes», como explica Nádia Coelho.
A vereadora da CMF alerta ainda que a vacina da raiva administrada nas últimas campanhas é válida por 3 anos para os cães, e 1 ano para os gatos, pelo que cães vacinados no ano 2020 e 2021 ainda têm a vacina válida e não deverão ser inscritos nesta campanha.
Depois da Sé, que se realiza a 01 de Abril, seguem-se São Roque a 02 de Abril, na Escola do Lombo Segundo, Santa Luzia, igualmente neste sábado, no Centro Cívico de Santa Luzia, São Gonçalo, a 30 de Abril, na Junta de Freguesia, Imaculado Coração de Mária, também nesta data e, de igual modo, na Junta de Freguesia, São Pedro e São Martinho, ambas a 07 de Maio e nas respetivas sedes de Junta de Freguesia, Santo António, a 14 de Maio, também na Junta de Freguesia, enquanto que Santa Maria Maior e Monte foram reagendadas para 21 de maio.
Nádia Coelho adianta ainda que a CMF vai realizar este ano três destas campanhas de profilaxia. A vereadora relembra que «todos os cães devem apresentar-se necessariamente com trela ou açaimo funcional, à exceção dos cães perigosos ou de raça potencialmente perigosa que deverão apresentar-se com ambos os meios de contenção. Já os gatos devem apresentar-se obrigatoriamente numa transportadora adequada».
A vereadora com o pelouro da Causa Animal frisa que «esta campanha só é autorizada mediante a salvaguarda das medidas de prevenção e proteção recomendadas pelas Autoridades de Saúde, de modo a neutralizar a transmissão do SARS-CoV-2, nomeadamente, distanciamento de, pelo menos, 1,5 metros entre cada detentor de animais, sendo obrigatório o uso de máscara, bem como a lavagem e desinfeção das mãos com produtos adequados».
Refira-se ainda que de acordo com os Censos de 2021, a população residente no Funchal ronda os 160.000 habitantes e que estudos recentes revelaram que cerca de 40% possuem, pelo menos um cão e entre 20 a 26% um gato.
De referir ainda que, o executivo está já a trabalhar na campanha de esterilização para animais de companhia pertencentes a famílias carenciadas residentes no concelho, bem como em protocolos de parceria com as várias associações de animais legalmente constituídas no Município.