CMF reforça os apoios aos clubes desportivos
15 euros de majoração anual para atletas com menos de 15 anos
Ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoio ao Associativismo, aprovado em junho de 2022, o executivo Municipal do Funchal vai, na quinta-feira, em Reunião de Câmara, aprovar o valor anual do Programa Jovem Atleta (PJA).
Trata-se de um programa inovador que estabelece uma majoração na subvenção financeira às associações desportivas tendo em conta o número de atletas com idade inferior a 15 anos. É atribuído um valor anual de 15 euros por jovem atleta, sendo que um clube desportivo que tenha um atleta inscrito em duas modalidades receberá 30 euros por esse atleta.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal lembra que esta medida foi um dos compromissos assumidos pelo atual executivo, reafirmando que um dos objetivos da autarquia é intensificar a “aposta na formação de jovens, mas também evitar que os nossos jovens entrem no caminho da droga”. O montante global anual a atribuir poderá chegar aos 100 mil euros, uma estimativa feita com base nos dados de 2021, que indicam 6.000 atletas federados.
Pedro Calado realça ainda que no Orçamento Municipal da CMF de 2023, estão consagrados 400 mil euros de apoio ao associativismo para a juventude e o desporto.
O autarca destaca que os apoios estabelecidos pelo Município do Funchal ao desporto vão para além do apoio financeiro. Com a aprovação do regulamento em 2022, a autarquia atribui não só uma subvenção financeira, como concede outros apoios, desde transportes, materiais e logística, cedência temporária de instalações, ações formativas de sensibilização ou de esclarecimento, entre outros.
O presidente da autarquia refere que o apoio dado às associações e clubes, assim como à realização de eventos desportivos de âmbito nacional e internacional, têm um impacto muito positivo, não só na própria prática desportiva, mas também na promoção da cidade.
“Nós queremos estar mais presentes na vida das Associações e dos Clubes com sede no concelho, porque sabemos que todo o investimento que é feito no desporto é para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos jovens e das famílias”, enfatizou.