CMF vai ajudar pessoas sem-abrigo com alojamento e trabalho
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, com as Vereadoras Margarida Pocinho e Nádia Coelho, esteve, na semana passada, na rua, a acompanhar a situação dos sem-abrigo que pernoitam no centro do Funchal.
O objectivo do Presidente da Câmara Municipal, em articulação com outras entidades, é retirar as pessoas das ruas e proporcionar-lhes a reintegração social, nomeadamente através de programas de reinserção na vida activa, inclusive com oportunidades de trabalho.
Nesse sentido, a CMF está a recuperar um edifício para abrigar pessoas sem-abrigo que aceitam a reintegração. Trata-se de um investimento de 150 mil euros, que vai alojar quatro pessoas.
Note-se que a autarquia quer ampliar este modelo, recuperando outros edifícios degradados, contando para isso, com a solidariedade de privados, nomeadamente aqueles que não têm possibilidade de recuperar os seus edifícios, permitindo que a CMF recupere os edifícios para, posteriormente, os usar para ajudar os sem-abrigo a reintegrarem-se na sociedade.
Pedro Calado salienta que este «é um trabalho de paciência e persistência, tal como temos vindo a fazer desde Novembro, em que todas as segundas, quartas e sextas, estamos na rua a fazer este trabalho, não só no centro, mas também na Estrada Monumental», adiantando ainda que «é uma grande zona de intervenção, são muitas ruelas, muitos becos, muitas zonas que temos de proteger e fazer com que estas pessoas sintam algum acolhimento, mas acolhimento positivo. Não estamos a marginalizar ninguém, bem pelo contrário. Estamos a oferecer uma ajuda, estamos a sensibilizar e a oferecer um caminho que estas pessoas podem seguir».
Esta iniciativa da CMF começou em Novembro do ano passado. Desde então, oito pessoas já saíram da rua. Este trabalho envolve os serviços da CMF, mas também a PSP e tem o apoio da Associação Protectora dos Pobres e Porta Amiga.
Saliente-se ainda que no centro da cidade estão identificados 90 pontos críticos ligados à situação dos sem-abrigo e são diariamente limpos e desinfectados.