“+ Comércio Local” arranca em Fevereiro num investimento de 37 mil euros da CMF
Primeiro dos três sorteios realiza-se a 22 de Março
Foi hoje apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, o “+ Comércio Local” edição de 2024, que é organizado em colaboração com a ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal. A iniciativa decorre, entre 01 de fevereiro e 31 de maio, com a finalidade de impulsionar, incentivar e estimular o comércio local do município.
Na apresentação deste programa, com um investimento de 37 mil euros, a nova presidente da CMF, Cristina Pedra, adiantou que a razão desta iniciativa, que dura «três meses», começar já em fevereiro, se deve a uma «estratégia» de apoiar e dinamizar o comércio «num período tradicionalmente menos forte», podendo, deste modo, «ajudar os empresários».
A autarca destacou ainda que o investimento total da autarquia neste projecto é de 37 mil euros, relembrando também que o “+ Comércio Local”! chega a todas as freguesias, agradecendo, inclusive, o contributo que as Juntas de Freguesia têm tido na divulgação e sucesso da iniciativa.
Cristina Pedra lembrou o dinamismo económico que a Região e o Funchal atravessam, nomeadamente no que se refere ao turismo, a que se junta «o consumo local de residentes». cujas repercussões são muito positiva no comércio, movimentando «muito a economia».
A CMF está, «desde a primeira hora com os empresários», salientando que «o lucro não é uma palavra maldita», por permitir investimentos, manutenção e criação de postos de trabalho.
Refira-se que a edição anterior contou com uma participação expressiva dos empresários e comerciantes do município, tendo-se inscrito 314 estabelecimentos comerciais, o número mais elevado de sempre. Foram sorteados 60 cupões, no valor total de 15 mil euros, que foram utilizados em todo o tecido comercial do Funchal.
Gerou-se, assim, o valor superior a 2 milhões de euros em compras, evidenciando o dinamismo e o compromisso do Município do Funchal para com o comércio e o tecido empresarial em geral.
Estabelecimentos comerciais como calçado, farmácias, papelarias, lojas de pronto-a-vestir, ourivesarias, frutarias, estabelecimentos dos Mercados Municipais, bem como espaços em pequenos conjuntos comerciais, representam alguns dos exemplos das atividades comerciais incluídas nesta iniciativa.
Esta iniciativa consiste na atribuição de 1 cupão por cada 20€ em compras, até ao limite de 5 cupões por aquisição, nos estabelecimentos comerciais aderentes.
Para se habilitarem aos vales, os cupões, depois de preenchidos, deverão ser depositados numa tômbola disponível no Balcão do Investidor.
Na presente edição, estão previstos 3 sorteios agendados para os dias 22 de março, 26 de abril e 31 de maio, sorteios estes que contarão com a supervisão da Autoridade Regional das Atividades Económicas.
Em cada sorteio, serão extraídos 20 cupões, no valor de 250 euros cada, perfazendo o montante global de 15.000€, nos três sorteios, em prémios a serem utilizados nas lojas aderentes à iniciativa.