“+ Comércio Local” foi um «grande sucesso»
Cristina Pedra destaca recorde de lojas aderentes, cupões entregues e de volume de negócios gerado
Vouchers do último sorteio são entregues no dia 09 de Junho
«Grande sucesso», é com esta expressão que a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal sintetiza o balanço da iniciativa “+ Comércio Local”, realizada em parceria com a ACIF e que animou o comércio da cidade durante os últimos quatro meses.
Cristina Pedra salienta «o nível de adesão dos comerciantes», com 210 estabelecimentos aderentes, o que significa um aumento de 36% em relação à edição de 2020, bem como «o volume de negócios gerado, que ultrapassou os 2,5 milhões de euros», num aumento de 107%, e ainda o número de cupões de 20 euros que foram depositados na tômbola para os três sorteios, em concreto mais de 125 mil cupões, a que junta ter sido necessário fazer uma tômbola maior, dada a grande adesão dos consumidores, como evidências claras do sucesso desta iniciativa, que vai manter-se.
A vice-presidente da CMF refere ainda o «feedback, extremamente favorável», quer de comerciantes, quer dos consumidores, afirmando que a iniciativa municipal cumpriu plenamente os objectivos programados, já que, realça, «alavancou o consumo no comércio e serviços tradicionais, aumentou o volume de vendas dos estabelecimentos aderentes e ajudou na dinamização da economia do Funchal».
Para este sucesso, bastante visível no «crescimento e descentralização» da iniciativa, com mais lojas fora do centro a terem aderido, Cristina Pedra realça ter sido importante abarcar, nesta edição, «centros de cópias, reprografias, cabeleireiros e centros de estética», adiantando ainda que, para a próxima edição,«se for detectado algum nicho de mercado que se possa incluir», a autarquia irá ser «o mais abrangente possível».
Refira-se que o último dos três sorteiros foi realizado a 27 de Maio e que a entrega dos vouchers será realizada nos primeiros dias deste mês, mais concretamente no dia 09 de junho, no Salão Nobre da CMF.
Recorde-se que por cada sorteio havia 20 premiados, que recebiam um voucher de 250 euros, valor que voltava a ser aplicado nas lojas aderentes beneficiando assim, duplamente, os comerciantes.
A iniciativa “+ Comércio Local” funcionou do seguinte modo: o comerciante aderia gratuitamente através do formulário disponível no site do município. Uma vez inscrito, a loja passava a ostentar o dístico de loja aderente. Por cada 20€ de compras efetuadas nessas lojas, os clientes recebiam os respetivos cupões, que eram depositados na tômbola localizada no Balcão do Investidor, junto à CMF.
Note-se que esta iniciativa da Câmara Municipal do Funchal representou um investimento de 35 mil euros.