Complexidade e acessos dificultam reparação na rede de água do Monte
Instabilidade no fornecimento deverá continuar até ao início da próxima semana.
Devido a uma rutura que ocorreu no dia 31 de dezembro, o fornecimento de água em algumas zonas da freguesia do Monte tem sofrido alguma instabilidade nos últimos dias, situação deverá estar completamente normalizada no início da próxima semana.
A rutura, localizada numa zona de difícil acesso, é de quase impossível reparação, havendo necessidade de lançar uma tubagem alternativa à original, processo que é moroso e complexo, devido à sua acessibilidade e traçado. Este trabalho está a ser realizado pelas equipas das Águas do Funchal e, apesar dos fortes constrangimentos, está a decorrer a bom ritmo.
Desde a identificação da rutura, têm sido tomadas diversas medidas de natureza hidráulica para minimizar o impacto na vida dos munícipes afetados que, realce-se, sem essas medidas, teriam sido privados do fornecimento de água durante o período de implantação da nova tubagem.
Infelizmente, a rede de distribuição de água funciona bem em situações de equilíbrio, mas quando são alteradas as condições, os desequilíbrios introduzidos provocam falhas pontuais, que têm de ser resolvidas localmente.
Esta situação tem ocorrido no Monte, dado que as compensações efetuadas para minimizar o impacto da rutura referida, provocam diversos problemas no fornecimento de água que afetam, alternadamente, diferentes grupos de consumidores.
A maioria destas falhas são de caráter inesperado e têm de ser resolvidas após a sua ocorrência, sendo impossível prever quando e onde ocorrerão.
As equipas das Águas do Funchal têm estado em permanente alerta para resolver os problemas que têm surgido.
A Câmara do Funchal agradece a compreensão e colaboração dos consumidores afetados por esta situação atípica.