Cristina Pedra destaca plano de asfaltagem: “O que estamos a fazer em 2025 supera o que foi feito em oito anos do anterior executivo”
Na reunião de Câmara realizada hoje, a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, respondeu às críticas da oposição relativas aos constrangimentos do trânsito e à dificuldade de mobilidade no centro da cidade. A autarca assegurou que o atual executivo municipal “tem um plano de asfaltagem muito organizado”, sublinhando que “faz confusão a quem não investiu durante oito anos”.
Cristina Pedra destacou que, apenas em 2025, o volume de investimento e os quilómetros das vias asfaltadas são superiores ao total realizado pelo anterior executivo em oito anos. “Estamos a realizar um programa ambicioso de asfaltagem no valor de 1 milhão e 800 mil euros, e, naturalmente, um investimento desta dimensão tem a sua visibilidade”, afirmou a presidente.
A autarca salientou que os problemas de trânsito não resultam exclusivamente das obras de asfaltagem em curso, afirmando que “tem existido um grande cuidado da nossa parte em publicar editais, divulgar informações nas redes sociais da Câmara e garantir a devida sinalização. Este é um projeto planeado, premeditado e divulgado”, reforçou.
Cristina Pedra voltou a reforçar que o atual executivo não hesita em assumir os investimentos necessários para a cidade: “Isto pode fazer muita comichão a quem não fez nada, mas nós politicamente achamos que a cidade e as infraestruturas estão caóticas e carecem de condições de segurança, até rodoviária, e não temos qualquer pejo em assumir os investimentos que fazemos”, declarou.
A presidente explicou ainda que o plano de asfaltagem é realizado com atenção quanto ao impacto na mobilidade, na medida em que o executivo “tenta sempre aproveitar as zonas e os horários de menor fluxo, mas um programa desta dimensão inevitavelmente gera constrangimentos”, acrescentou.
Cristina Pedra lembrou também que, para além das intervenções em curso, dois acidentes recentes na via rápida provocaram filas de sete e três quilómetros, respetivamente, contribuindo para um maior congestionamento na entrada da cidade.
Foram ainda aprovados em reunião de Câmara, benefícios fiscais do IMI para dois jovens casais que adquiriram habitação própria e permanente no âmbito do regulamento de benefícios fiscais do município, ao que a autarca asseverou que “hoje chegámos a 131 jovens casais que beneficiaram desta medida, representando um valor patrimonial tributário que já alcança os 13 milhões de euros.”
Por fim, a autarca anunciou que já está em curso a instalação de câmaras de videovigilância em diversas artérias do município, com a conclusão do processo previsto para maio deste ano.