Cristina Pedra reitera políticas de longevidade do Funchal em prol dos mais velhos
Na abertura da conferência “Os novos velhos”, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, Cristina Pedra salientou a importância que têm as boas políticas da longevidade e o apoio aos cidadãos seniores para o Município do Funchal, que são essenciais para o exercício da cidadania com dignidade, como afirmou.
A presidente da Câmara Municipal do Funchal lembrou que entre Centro Comunitário do Funchal, Ginásios Municipais, que são três, e Universidade Sénior, a autarquia tem cerca de 2.600 cidadãos seniores activos em várias actividades, realçando um conjunto de apoios que a autarquia tem e que chegam também a estes cidadãos, desde os diversos apoios sociais, em que houve um reforço de 159%, isto desde 2021, perfazendo já cerca de seis milhões de euros, a que acresce um milhão para o associativismo, sendo que, neste âmbito, diversas instituições, que trabalham com os cidadãos seniores, têm apoio municipal, como é, ademais, o caso da “Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – garouta do calhau”, consoante referiu.
Cristina Pedra apontou ainda que uma nova medidas que a Câmara Municipal do Funchal vai implementar para os mais velhos, é, precisamente, um apoio para o transporte, neste caso, de táxi, destinado a pessoas com 75 anos ou mais.
Esta nova vai ser implementada no decorrer do presente mandato, contemplando um valor até 20 euros mensais.
A autarca lembrou também a devolução de IRS que a CMF tem efectuado e que beneficia os munícipes do Funchal. Este ano serão 4,5 milhões de euros, mas para o ano já será de 5% e, como frisou, no final, a autarquia terá devolvido, em IRS, mais de 23 milhões de euros.