Departamento de Ambiente iniciou campanha recolha gratuita de “monstros”
O Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal está a realizar uma campanha gratuita de recolha de “monstros” os próximos dias 4,11 e 18 de dezembro.
A primeira destas recolhas aconteceu em Santo António, no sábado, e contou com a presença da vereadora do Ambiente, Nádia Coelho e também do Presidente da Junta de Freguesia, Ilídio Castro.
As próximas recolhas far-se-ão no dia 11 e 18 de dezembro, em São Martinho e Santa Maria Maior, sendo que com nas restantes freguesias será feita uma articulação consoante as necessidades apresentadas pelos munícipes.
Esta campanha, como explica a vereadora, visa «promover as boas práticas de cidadania e o respeito pelos equipamentos e espaços públicos», sendo feita em articulação com as juntas de Freguesia acima referidas.
Nádia Coelho salienta ainda que esta é também «uma iniciativa pedagógica», já que, além de ser efetuada a recolha propriamente dita dos “monstros”, que são objetos volumosos que, pelas suas características, não podem ser recolhidos pelos meios habituais de recolhas de resíduos, sendo disso exemplo, móveis, colchões, máquinas de lavar roupa, frigoríficos, fogões, entre outros, procura «relembrar e informar os munícipes das formas corretas de encaminhar os seus “monstros” para o destino mais adequado».
Note-se que o Município do Funchal tem ao dispor dos munícipes «um serviço de remoções a pedido». O custo deste serviço é de 15,03€ por cada 15 minutos, sendo que, no caso das empresas, este custo passa a ser de 26,28€. De qualquer modo, «os munícipes podem, igualmente, entregar este tipo de resíduos de grandes dimensões, de modo gratuito, na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, de segunda a sexta, das 08:00 às 22:00», conforme esclarece Nádia Coelho.
No ano passado, este serviço, de “Remoções a Pedido” registou 929 pedidos de munícipes e empresas, tendo esta recolha rendido 16.346,29 euros à Câmara Municipal do Funchal.
A vereadora com o pelouro do Ambiente apela ainda aos munícipes para uma melhor consciência ambiental, evitando, assim, o que se ainda observa, na via pública, «monstros abandonados», relembrando que «este comportamento revela alguma falta de consciência ambiental, pelo que tentaremos trabalhar nesse sentido de sensibilizar e informar os munícipes dos melhores procedimentos a adotar, com o intuito de promover o bom estado de salubridade dos espaços urbanos».
Relembrar ainda que estas más ações são puníveis com uma coima variável de 50 a 250 euros, de acordo com o Regulamento de Resíduos Sólidos e Comportamentos Poluentes do Funchal».
Refira-se ainda que, nos últimos três anos, esta campanha gratuita, realizada, sempre em diferentes freguesias, recolheu um total de 12.990 kg.