Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas: CMF recolheu quase três toneladas de pilhas em 2023 e 2024 (até à data)
Hoje assinala-se o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas. Nesse sentido, a Câmara Municipal do Funchal informa que, no concelho, existem 70 pontos de recolha de pilhas usadas (Pilheiras) que são reencaminhadas para um correto destino final.
Além do mais, refira-se que as 41 Eco-Escolas do concelho do Funchal são também promotoras da boa recolha de pilhas estando abrangidas pelo Projeto “Geração Depositrão” fruto de uma parceria entre a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação – ABAAE.
Em 2023, o Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal recolheu uma tonelada e meia de pilhas e, em 2024, até à presente data, já recolheu cerca de uma tonelada e trezentos quilos.
Neste Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, o Município do Funchal pretende alertar e sensibilizar todos os munícipes para a importância das suas atitudes e comportamentos para um ambiente melhor e mais sustentável para o Funchal, para a Região, para o nosso planeta
Note-se que, segundo dados do Parlamento Europeu, “em 2020, cerca de metade (47%) das pilhas e acumuladores portáteis vendidos n a UE foram recolhidos para reciclagem. Existem processos específicos de reciclagem para cada tipo de pilha, devido aos diferentes metais e compostos utilizados no seu fabrico.”
Saliente-se que este é um valor baixo e preocupante pois significa que mais de metade destes resíduos perigosos que contêm substâncias potencialmente cancerígenas e mutagénicas, são descartados no lixo comum, tornando-se um foco de poluição do solo, ar e água, acumulando-se nas cadeias alimentares até se tornarem tóxicos para os seres vivos.
Daí ser importante que os cidadãos participem na defesa de um melhor e mais sustentável ambiente, repensando, neste caso, sempre a necessidade de aquisição de produtos que sejam ativados por pilhas. Se possível, optar por soluções alternativas (carregamento direto ou mecânico
Caso tal não seja possível (por exemplo, o comando da televisão, o do ar condicionado ou de um relógio), optar por pilhas recarregáveis. São mais duradoras e, consequentemente, reduz-se este tipo de resíduo.