Dia Internacional da Diversidade Biológica celebrado no Parque Ecológico do Funchal
O Município do Funchal, de modo a assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica, que se comemora hoje, dinamizou um conjunto de atividades associadas a esta data.
Teremos assim a participação de três escolas, nomeadamente, a Escola Ribeiro Domingos Dias, a Escola da Marinheira e o Infantário da Graça, que, no Parque Ecológico do Funchal, puderam identificar um conjunto de plantas, tais como o maçaroco, a estreleira, o gerânio, etc.., observando algumas características distintivas destas espécies.
Foram também sensibilizados sobre a importância das flores e dos polinizadores, bem como descobrir a diversidade destes elementos que existem no nosso Parque. Foram cerca de 100 alunos, com idades entres os 3 e os 9 anos, que foram recebidos e elucidados sobre esta temática pela equipa do Parque Ecológico do Funchal.
Paralelamente, decorreu outra atividade orientada para utentes do Ginásio de Santo Antonio, que realizaram um percurso pedestre que promoveu o contacto com a biodiversidade do Parque. Estes 29 participantes tiveram assim a oportunidade de observar e apreender a diversidade de flora e fauna deste espaço.
Segundo a Vereadora Nádia Coelho, “o Dia Internacional da Diversidade Biológica” deve servir como chamada de atenção para que nós, como comunidade, reexaminemos a nossa relação com o mundo natural. Os avanços tecnológicos não suplantam a realidade de que estamos integrados num ecossistema, e que este necessita de estar saudável e equilibrado, para também estarmos bem como espécie, indivíduos e grupos. Temos de respeitar, proteger e reparar a nossa riqueza biológica, para salvaguarda do nosso presente e do futuro das nossas gerações. O papel do Parque Ecológico do Funchal neste processo de conservação tem sido fundamental, contribuindo com as suas ações para a salvaguarda da biodiversidade deste espaço e para a sustentabilidade do nosso território. É por isso importante estas ações de sensibilização para públicos-alvo diversos, para passar esta mensagem que depois irá replicar-se através destes novos porta-vozes, na família, com os amigos e no meio escolar.”
O Dia Internacional da Diversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio de 1992, data do texto final da Convenção da Diversidade Biológica.