Dia Internacional do Voluntariado: Pedro Calado destaca importância de fomentar o voluntariado entre os jovens para apoiar os mais idosos e relembra problemas da juventude com as toxicodependências
Decorreu, hoje, no Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, o VIII Encontro de Voluntários, evento que assinala o Dia Internacional do Voluntariado, também assinalado a 05 de Dezembro.
Refira-se que este evento é organizado pela Casa do Voluntário, mas em parceria com outras instituições de solidariedade social, tendo decorrido a entrega de três prémios prestígio a três voluntários, bem como dois painéis, um sobre “Responsabilidade Social” e outro sobre “Importância do Voluntariado na Área Social”.
Na sua intervenção, Pedro Calado salientou a necessidade de se fomentar e incentivar o voluntariado dos mais jovens juntos dos mais velhos, até porque, conforme explicou, tem-se verificado um crescente envelhecimento da população, daí a importância da «intergeracionalidade», isto é, os mais jovens, independentemente de terem ou não a maioridade, apoiarem os mais velhos e vice-versa.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou ainda a importância de se combater, nos mais jovens, as toxicodependências, nomeadamente o alcoolismo e o consumo de drogas. Apontando que estes consumos têm vindo a crescer, o autarca lembrou o papel fundamental que as famílias devem ter, bem como as associações e outras entidades, neste combate, de forma a que a juventude possa encarar a vida e o futuro de forma diferente».
O autarca referiu ainda a disponibilidade permanente da autarquia para as causas sociais e para apoiar as entidades que trabalham nesta área.