Dia Internacional dos Museus comemorado em conjunto entre os espaços museológicos do Município do Funchal
Este ano, a celebração do Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente no dia de hoje, 18 de maio, será conjunta entre os espaços museológicos municipais, produzindo uma semana dedicada aos espaços na tutela da Câmara Municipal do Funchal.
O programa dos museus municipais tem início no dia 18 de maio e termina no dia 20 de maio. As primeiras atividades, no dia 18 de maio, serão desenvolvidas através do Museu Henrique e Francisco Franco (MHFF), Peddy paper – “Arte na descoberta de um olhar” e, posteriormente, no Museu A Cidade do Açúcar (MACA), será realizada no mesmo dia, uma conferência intitulada “Intervenção de conservação e restauro das peças escultóricas do MACA”.
No dia 19 de maio, decorrerá no Centro Interpretativo do Caminho de Ferro do Monte (CICFM), a conversa “Património azulejar – Restaurando Memórias” e para finalizar o programa, no dia 20 de maio, na Capela da Boa Viagem, será efetivada uma visita guiada à exposição “Ecce Algorithmus” de António Dantas.
A atividade “A arte na descoberta de um olhar” ocorrerá no dia 18 de maio, no Museu Henrique e Francisco Franco, com duas turmas de 1º ciclo, nomeadamente 3º ou 4º ano, onde o 1º grupo realizará a atividade pelas 10:00 e o 2º grupo pelas 15:00.
A atividade, dividida em dois momentos, consiste num peddy paper, onde cada participante receberá um mapa e as instruções com a descrição do percurso: no 1º momento o par receberá instruções para se dirigir à sala correta, onde irá descobrir uma obra de arte desse espaço do Museu. Posteriormente, e após observar essa obra de arte, poderá responder à respetiva questão. Desta forma, conquistam uma peça do puzzle-mistério. E assim sucessivamente, até conseguirem ganhar as 6 peças do puzzle-mistério; no 2º momento já com as 6 peças do puzzle-mistério, o par dirige-se ao espaço dedicado à expressão plástica. Aí, montam e colam o puzzle-mistério sobre cartolina e pintam-no de acordo com a criatividade de cada um. No final, para recordar este dia, o par deverá dirigir-se à entrada do museu, onde será tirada uma fotografia.
No Museu A Cidade do Açúcar, a Conferência “Intervenção de conservação e restauro das peças escultóricas do MACA”, será desenvolvida no dia 18 de maio, às 18:30, com Paulo Olim.
Nesta conferência será exposto o processo de intervenção das peças e os procedimentos para a sua recuperação, após a aluvião de 20 de fevereiro de 2010. Serão abordados os processos de tratamento das peças e a forma como as mesmas foram recuperadas, encontrando-se em exposição atualmente.
No CICFM, a conversa “Património azulejar – Restaurando Memórias”, que decorrerá no dia 19 de maio às 18:00,” com Pedro Gonçalves, Fátima Spínola e Margarida Camacho, surge da temática explorada na exposição da Fátima Spínola, “Rasura”, que se encontra em exibição até ao dia 24 de junho.
A Fátima Spínola partiu do conceito da rasura das representações de faces, que é realizada em muitos painéis de azulejos, para criar uma exposição em torno da “destruição” da representação humana.
A partir deste ponto chave, a conversa abordará vários tópicos da história do azulejo na Região, tais como a presença do património azulejar na Região da Madeira, o que representam a nível cultural e artístico, formas de comunicação para as futuras gerações sobre a importância do azulejo e, por fim, o papel dos artistas na divulgação do património.
Na Capela da Boa Viagem, a visita guiada à exposição Ecce Algorithmus de António Dantas, será realizada no dia 20 de maio, entre as 21:00 e as 23:00, por Hélder Folgado, curador do espaço. A mostra consiste numa instalação inédita, composta por uma sequência de imagens eletrográficas, fixas sobre a parede, que estará patente no até dia 17 de junho.
A Câmara Municipal do Funchal pretende valorizar os espaços museológicos da cidade do Funchal, fomentado a dinamização destes espaços e criando, cada vez mais, atividades que promovam a interação da comunidade com o espólio.
Neste sentido, o Município organizou e desenvolveu um programa de atividades entre os Museus, com iniciativas para várias faixas etárias e sobre diversas temáticas relacionadas com a conservação e património.