Dia Internacional dos Museus no Museu de História Natural do Funchal
Assinalou-se ontem o Dia Internacional dos Museus, cujo tema deste ano foi “Museus para a Educação e a Investigação” para realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural’.
As comemorações da CMF para esta data tiveram início, a 15 de maio, pelas 10:00 no auditório do Museu de História Natural do Funchal, onde decorreu a abertura da apresentação pública do projeto “As Potencialidades dos Insetos nos Ecossistemas”, seguida pela abertura oficial da exposição temporária Colorum II, por volta das 11:30, onde estão expostos os trabalhos alusivos à temática dos insectos, de um grupo de alunos e professores da Escola Secundária Francisco Franco
Dois dias depois, a 17 de Maio, realizaram-se quatro visitas guiadas às salas de exposição permanente e temporária do Museu de História Natural do Funchal, direcionadas a grupos escolares, bem como atividades educativas no âmbito da biologia marinha, entomologia, botânica e geologia.
Já ontem, as entradas foram gratuitas para todo o público e durante a manhã, das 10:00 às 12:00 e à tarde, das 14:00 às 17:00, o MHN programou uma atividade para as famílias na área da entomologia, intitulada ‘À Descoberta dos Insectos’ e os participantes terão um certificado de participação.
No final do dia, das 21:00 às 23:00, foi realizada a atividade ‘Pela Calada da Noite’, em conjunto com a Associação dos Amigos do Museu da Quinta das Cruzes e consistiu numa visita guiada noturna ao Palácio de São Pedro, onde foram abordados assuntos sobre a vida da aristocracia funchalense no séc. XIX, mais concretamente sobre os Condes de Carvalhal, que habitaram este Palácio.
Em seguida, decorreu uma visita à exposição Waterline – Breathless Emotions.
Estas visitas foram orientadas pelo Historiador Paulo Perneta, a Arquiteta Susana Neves e pelos Conservadores do Museu de História Natural do Funchal Manuel Biscoito e Ricardo Araújo.