Dia Nacional da Segurança Social
Pedro Calado destaca reforço de 55% nos apoios sociais da Câmara Municipal do Funchal
Na comemoração do Dia Nacional da Segurança Social que a Região efectuou, no Teatro Municipal Baltazar Dias, Pedro Calado destacou o reforço, em 55%, dos apoios municipais, num espaço de tempo inferior a dois anos, contrariando as vozes que diziam que, com a mudança de cor na Câmara Municipal do Funchal, haveria uma diminuição dos apoios sociais.
Lembrando que os apoios da Câmara Municipal são complementares aos existentes no Governo Regional, o presidente da Câmara Municipal do Funchal realçou que, presentemente, a autarquia investe, em apoios sociais, cerca de sete milhões de euros, chegando a mais de 16.000 funchalenses.
Deixou, contudo, «um repto» à Secretaria Regional da Inclusão Social e da Cidadania, no sentido de se trabalhar «mais e melhor» nesta área, fazendo um «cruzamento de dados» de modo a que não haja duplicação de apoios, já que o objectivo é apoiar quem necessita e chegar a mais pessoas.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal frisou ainda a articulação existente entre autarquia e Governo Regional e autarquia, o que antes não existia, consoante afirmou.
Nesse sentido, deu exemplo dos vários planos e estratégias que são feitos em colaboração: Estratégia Municipal de Pessoas em Situação de Sem-abrigo (neste caso, lembrou, em concreto, a residência municipal em contexto de trabalho aberta na «Avenida Luís Camões», a que se seguirá a próxima «na zona dos Barreiros»), Estratégia Regional Para Pessoas com Deficiência, Estratégia Regional para Alimentação Saudável, Plano Regional Contra a Violência Doméstica, mais o Programa Porta de Entrada, a que acresce a Estratégia Municipal Para o Envelhecimento Activo e Saudável.
Pedro Calado relembrou ainda o trabalho que a Região tem feito na área social e elogiou todos os profissionais da Segurança Social.
Refira-se que esteve presente na cerimónia o deputado do PSD na Assembleia da República, Fernando Negrão, que já foi Ministro da Segurança Social e cuja intervenção tem por tema” “Criando Mudança num Mundo Global”.