Dia temático da água com exposição “Ciclo urbano da água” na Semana do Ambiente
No âmbito da “Semana do Ambiente” da Câmara Municipal do Funchal, presentemente a decorrer, o dia temático de hoje debruça-se sobre a água, tendo o Departamento “Águas do Funchal” preparado uma exposição para dar a conhecer os grandes projetos camarários relacionados com a distribuição e o saneamento das águas residuais urbanas.
No primeiro caso, são apresentados os pressupostos e os objetivos do “Projeto de Controlo de Fugas nas redes de água do Funchal associado ao sistema de Telegestão existente”, projeto que está a ser implementado no terreno.
Esta obra, orçada em aproximadamente 11,4 milhões de euros e cofinanciada pelo POSEUR, tem como objetivo colmatar as elevadas perdas de água nas redes de distribuição. Atuando em quatro frentes (gestão de pressões, substituição de condutas com elevadas perdas, sectorização da rede, centralização da informação no sistema de telegestão), o objetivo final é uma redução a médio prazo do volume de perdas de água, atingindo-se patamares de excelência no que diz respeito à sustentabilidade e à poupança do recurso Água.
Já o que diz respeito ao tratamento de águas residuais, apresenta-se, nesta exposição, o funcionamento da ETAR após o processo de renovação a que foi sujeito, bem como as empreitadas que estão em curso (construção da Estação Elevatória dos Socorridos que permitirá que vários milhares de funchalenses tenham acesso à rede de saneamento básico concelhio) ou em fase de concurso (introdução do tratamento primário de águas residuais, numa instalação que será construída no vale do Lazareto).
A exposição apresenta uma rede de distribuição de água e uma rede de drenagem de águas residuais simulada com o objetivo de sensibilizar a população para boas práticas de utilização de água (poupança, consumo sustentável, utilização correta das infraestruturas de saneamento básico).
Esta exposição está vocacionada para todas as faixas etárias. Nesta exposição, de caráter dinâmico, serão apresentados equipamentos demonstrativos do funcionamento das redes numa cidade em que a orografia apresenta fortes desafios para o processo de gestão das redes (bombas, válvulas reguladoras de pressão, medidores de caudal, etc.). Paralelamente, será apresentada a nova versão da fatura da água, que se pretende mais simples e mais clara para o consumidor. A informação essencial será apresentada na página de rosto e a versão complementar, mais pormenorizada, será apresentada no verso.
Ainda em ambiente expositivo, mas também interativo, estão, em demonstração, duas viaturas essenciais para a atividade das Águas do Funchal: viatura de deteção de fugas de água e viatura de apoio ao sistema de saneamento básico. A primeira permite detetar proactivamente fugas de água não visíveis nas redes de água, fugas essas responsáveis por um volume de água muito superior ao que se perde em fugas visíveis. A segunda, permite operações de manutenção preventiva e reativa das redes de saneamento básico (vulgo desobstrução de coletores de águas residuais). Os operadores destas viaturas estarão junto às mesmas para esclarecer dúvidas e demonstrar o seu funcionamento.
Quanto às atividades do dia, dirigidas a um público escolar, mas igualmente abertas ao público em geral, são realizados diversos jogos (tipo jogo da glória e quiz), orientados por colaboradores das Águas do Funchal e os visitantes terão oportunidade de “testarem” o teor de cloro da água disponibilizada nas redes funchalenses e de montarem troços simples de canalização. Ocorrendo, simultaneamente, sensibilização para o consumo de água da torneira, realçando-se as vertentes da qualidade e da sustentabilidade ambiental desta prática.