“Estamos ao nível dos melhores eventos de jazz do Mundo”
Pedro Calado eleva a fasquia artística do “Funchal Jazz”
O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) reiterou que um dos compromissos assumidos para a edição deste ano é o de elevar o patamar artístico do “Funchal Jazz” para um patamar internacional foi conseguido. “Apesar de sermos uma cidade pequena, nós, em termos de jazz, estamos ao nível dos melhores eventos de jazz que se fazem a nível mundial”, garantiu Pedro Calado, durante apresentação da edição 2022, apontando como exemplo a atuação do músico Mário Laginha, presente na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu no salão Nobre da CMF.
Pedro Calado lembrou que o pianista e compositor português tem acumulado vários prémios e participações em eventos nacionais e internacionais.
O presidente do Município destacou outro compromisso: “Para além de termos nomes mundialmente conhecidos, estamos a trazer o “Funchal Jazz” para toda a população. Estamos a oferecer concertos de elevado nível a um preço simbólico (10 euros)”, realçando, “a presença em palco da americana Cécile McLorin Salvant, que no mês de setembro já tem concertos quase esgotados em Nova Iorque e em Barcelona, a preços superiores a 230 euros”, justificou o autarca, enaltecendo o facto de haver, inclusivamente, boa música à disposição de todos, de forma completamente gratuita.
O Auditório do Jardim Municipal será, durante quatro dias, o palco principal para o Funchal Jazz 2022. Os concertos começam às 18h00, sendo de entrada livre.
Nos dias 8 e 9 de julho, o Funchal Jazz prossegue no Parque de Santa Catarina, com as entradas a poderem ser adquiridas por 10 euros/dia.
A vocalista de jazz americana Cécile McLorin Salvant é o grande nome anunciado para a edição deste ano, tendo atuação marcada para sábado, no Parque de Santa Catarina, no mesmo dia em que estará em palco Mário Laginha, pelas 20h00. O músico disse que se sente “honrado” por ter sido convidado para tocar a sua música com a Orquestra de Jazz do Funchal.
Durante uma semana, bons músicos do panorama regional, nacional e internacional sobem aos dois palcos do Festival.
O evento, com a direção artística de Paulo Barbosa representa um investimento, no valor superior a 120.000 €.
O programa do Funchal Jazz 2022 pode ser consultado em www.funchaljazz.com.