Estratégia Alimentar do Funchal- SEMEAR: Pedro Calado garante que o Município “está a semear um caminho para uma alimentação saudável”.
No âmbito da Semana da Alimentação, que decorre de 16 a 21 de outubro, a Câmara Municipal do Funchal apresentou ontem a nova Estratégia Alimentar do Funchal, a “Semear Funchal”.
O documento é, no fundo, o culminar do trabalho iniciado pelo atual executivo em “promover uma alimentação mais saudável, mais sustentável e mais inclusiva”.
Durante a apresentação, que decorreu esta tarde, no Largo da Restauração e que juntou várias entidades publicas e privadas, a vereadora com o pelouro Educação, da Saúde e do Social, Helena Leal, destacou os objetivos que norteiam a politica municipal no que diz respeito à promoção de uma alimentação saudável e de desenvolvimento sustentável, sublinhado que “o Funchal é reconhecido como cidade exemplar nesta área”.
Reiterou, por outro lado, que o Município do Funchal tem também implementado “um modelo de governação integrador, multidisciplinar e participativo capaz de aglutinar os setores público, privado e os cidadãos, assumindo a Educação de forma transversal e ao longo da vida como uma prioridade”.
Helena Leal sublinhou que a definição da Estratégia Alimentar do Funchal – SEMEAR decorre do compromisso assumido pelo Município no âmbito do FOOD TRAILS, um projeto europeu que promove a colaboração entre cidades e investigadores de forma a incentivar a partilha de conhecimento, replicação e desenvolvimento das melhores práticas.
A construção da estratégia teve como principal objetivo diversificar as formas de participação e metodologia envolvendo vários públicos-alvo, num total de 900 participantes.
Nos próximos 4 anos, o Município do Funchal propõe-se em colaboração com os seus parceiros, medidas desafiadoras, inovadoras e potenciadoras de alteração de hábitos de vida, para além de manter todas na dinamização dos seus living labs.
Anualmente cerca de seis mil crianças do Funchal visitam o Laboratório Vivo – Living Lab, o espaço de pesquisa, inovação e dinamização de diversas atividades ligadas à literacia alimentar e à sustentabilidade alimentar, envolvendo os mercados municipais, as escolas e diversas entidades parceiras.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, garante que o Município “está a semear um caminho para uma alimentação saudável”, sublinhando o trabalho que também tem sido desenvolvido nos Bairros Sociais neste campo. “Podemos comer tudo. Temos é de comer com regras e com equilíbrio”, sensibilizou.
De referir que a Estratégia Alimentar do Município do Funchal está disponível no site: semear.funchal.pt
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente a 16 de outubro, a Câmara Municipal do Funchal promove ao longo desta semana diversas atividades dedicadas à temática. As ações decorrem entre o Largo da Restauração e o FunLab – Centro de Ciência Experimentais, concebido em parceria com a Isoplexis –Universidade da Madeira e cuja inauguração está agendada para amanhã. Sendo que este recente espaço, no Pólo da Penteada, acolherá as atividades educativas integradas no Projeto Educativo Municipal dirigidas a alunos do 1º ciclo. Já o Largo da Restauração será o palco para as palestras, showcookings, rastreios, sensibilizações e demais atividades educativas.