FEIRAS TEMÁTICAS NO TERRAÇO DO MERCADO DOS LAVRADORES
As feiras temáticas estão de volta ao Mercado dos Lavradores e decorrem todas as quintas-feiras, entre as 09h00 e as 16h00, com as habituais temáticas, que incluem, Velharias, Alfarrabistas, passando ainda pela Gastronomia e pelo Artesanato, sendo de salientar a importância destes eventos para os empreendedores que os aproveitam para defender e valorizar o produto regional.
Saliente-se que a Câmara Municipal do Funchal decidiu fazer alterações às feiras temáticas. Anteriormente, aconteciam, no grande pátio retangular e central do Mercado dos Lavradores, mas agora passam a decorrer no Terraço. Como explica a vice-presidente da autarquia, «esta mudança da localização das feiras temáticas visa atrair mais visitantes ao piso superior», havendo também a preocupação de as interligar com as atividades desse piso».
Cristina Pedra adianta ainda existir «um reforço na sinalética por forma a informar os visitantes do Mercado dos Lavradores da realização das feiras no piso superior.
Note-se que é um compromisso assumido pela atual executivo da Câmara Municipal do Funchal que estes eventos também envolvam os comerciantes do Mercado dos Lavradores, dado que a lógica subjacente é que as feiras sejam organizadas enquanto complemento à atividade dos Mercados, reforçando a oferta, a atratividade e a valorização da atividade comercial, atraindo mais visitantes e contribuindo, deste modo, para a promoção e divulgação do comércio que ali decorre, isto sem nunca descurar as linhas tradicionais que caraterizam o Mercado dos Lavradores, como esclarece a vice-presidente.
Recorde-se que o Mercado dos Lavradores, com 81 anos, é uma obra do arquiteto Edmundo Tavares, que está classificado de Interesse Público pelo seu importante e relevante valor histórico, arquitetónico, artístico, etnográfico e social, sendo, inclusive, considerado um dos imóveis que introduz a linguagem modernista, em arquitetura, no Funchal.