Festas da Padroeira da Região arrancam dia 5
“Monte é tradição, fé e cultura”
Festas da Padroeira da Região arrancam dia 5
Câmara do Funchal apresenta plano de reabilitação do Largo da Fonte nessa semana
As Festas do Monte começam, dia 5, com as novenas, e terminam, dia 15, com as tradicionais missas (Romeiro e Solene), seguidas de procissão. A paróquia, a pedido dos fiéis, celebrará este ano, pela primeira vez, uma missa às 18horas, conforme adiantou o pároco Vítor Sousa na apresentação do evento.
Entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Paróquia, as festas do Monte vão custar cerca de 80 mil euros.
Nos dias 14 e 15 de agosto prevê-se a habitual romaria à freguesia, com festa rija, que envolverá bandas filarmónicas e grupos de despique, estendendo-se a animação do Largo da Fonte até às Babosas.
A presidente da Junta de Freguesia, Idalina Silva, garante que as festividades serão mais religiosas, até porque, “o Monte é tradição, fé e cultura, e é necessário valorizar estas três vertentes”, sublinhou.
Este ano, por questões de segurança não haverá novamente fogo de estalo e as colunas de som ficarão viradas para a estrada, por forma a evitar trepidações no talude.
O presidente da autarquia, Pedro Calado, deu nota da atribuição de 32 espaços públicos para venda ambulante e prestação de serviços de restauração e de bebidas, e fez saber que a Câmara Municipal do Funchal irá apresentar publicamente o plano de reabilitação do Largo da Fonte na segunda semana de agosto.