Funchal alcança recorde histórico de participação no Concurso “Montras de Natal 2024”
A Câmara Municipal do Funchal volta a reforçar o seu papel central no apoio ao comércio local, com o concurso “Montras de Natal do Funchal 2024” a alcançar um novo recorde de estabelecimentos aderentes.
A fase de inscrições da presente edição da iniciativa Municipal “Montras de Natal” terminou no passado dia 02 de dezembro e conta com a participação 84 estabelecimentos comerciais aderentes, um aumento de cerca de 29,2%, em comparação com os dados relativos à edição do ano anterior, que contou com 65 estabelecimentos.
Do universo de estabelecimentos inscritos, 41 participam pela primeira vez, desde 2022, o que traduz a reconhecida importância, por parte dos comerciantes, do impacto positivo da iniciativa promovida pela autarquia.
Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Funchal em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, cujo objetivo principal visa dinamizar o comércio local, com incentivos à criatividade e sustentabilidade das decorações natalícias dos estabelecimentos comerciais.
O júri nomeado avaliará as montras entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2024, tendo por base critérios como a criatividade, impacto visual e utilização de materiais reutilizáveis e flores naturais.
Este ano, destaca-se, igualmente, a atribuição de um prémio para a “Montra Sustentável”, que prioriza a mensagem ecológica e a utilização de materiais recicláveis, promovendo, assim, práticas mais amigas do ambiente.
A divulgação dos vencedores serão conhecida até ao dia 10 de janeiro de 2025, com a atribuição de seis prémios monetários que totalizam um investimento municipal no montante de 3.500 euros, distribuídos da seguinte forma: o primeiro prémio, no valor de 1000 euros, 800 euros o segundo, o terceiro no valor de 600 euros, 400 euros o quarto prémio e 200 euros o quinto, havendo ainda o prémio para a melhor montra sustentável e ecológica, no valor de 500 euros.
Todos os participantes terão as suas montras divulgadas nas redes sociais do Município e receberão um certificado de participação.
A Autarquia sublinha a importância da proximidade com o tecido comercial da cidade, em particular nesta iniciativa, que mantém a tradição, fomenta o embelezamento da cidade e promove uma maior atratividade e dinamismo nos estabelecimentos comerciais.